Páginas

domingo, 10 de março de 2013

PROFESSORES E ALUNOS FAZEM MANIFESTO EM PROL DA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DO PREÁ

 

clip_image002

Cruz. A comunidade do Preá, Distrito de Caiçara, Município de Cruz, no Litoral Oeste do Ceará, realizou um manifesto, sexta feira, 8, em prol da construção da escola do estado que está sendo ameaçada por um grupo de pessoas que não querem a construção desta escola e usam como argumento que o local é reservado para a instalação de uma área de lazer, embora não haja projeto nem recursos destinados para a Praia do Preá com esta finalidade. O terreno já foi doado pela Prefeitura de Cruz para construção da escola.

Na iminência de perder esta valiosa obra, já autorizada para ser construída na comunidade, professores e alunos do Ensino Médio saíram em defesa da construção da escola e fizeram um ato de protesto contra os opositores, momento em que alunos, pais, professores e lideranças comunitárias expressaram as suas opiniões e seguiram pelas ruas da comunidade indo até o local determinado para construção da escola, levando faixas, cartazes e gritando palavras de ordem: “queremos nossa escola”.

clip_image004

Se para os opositores a construção da escola, a justificativa é de que o local é para uma área de lazer, para os defensores, o que os opositores querem mesmo é tumultuar um projeto que a comunidade reivindicava há muitos anos. Antes, quem queria fazer o Ensino Médio tinha que acordar às quatro horas para pegar o transporte e somente retornavam à casa às 13hs, sendo que muitos estudantes saiam de casa sem tomar café e como não tinha merenda escolar, somente faziam alguma refeição ao chegarem em casa. Para outros, trata-se de uma questão meramente politica e para conseguir o apoio dos jovens defendem a construção de uma área de lazer, que poderá ser construída em qualquer outro local, mas somente quando houver projeto aprovado e recursos destinados.

Trata-se de uma ampla e moderna construção orçada em R$ 2.000.000,00, com laboratórios e equipamentos de ultima geração, o que garantirá conforto, segurança e bem está para alunos e professores, contribuindo para que seja oferecido ensino de qualidade na própria comunidade.

O movimento em defesa da escola contou com o apoio de vários segmentos da sociedade, que destacou a importância de uma educação com qualidade para os jovens do Ensino Médio.

A construção de uma Escola Estadual de Ensino Médio é vista pela classe de intelectuais como algo inusitado e extraordinário, haja vista que se trata de uma comunidade rural com pequena população, enquanto muitas cidades do Estado do Ceará, ainda não conseguiram a realização de uma escola deste porte. Além de servir à classe de estudantes da Praia do Preá, também servirá para atender a demanda de estudantes das comunidades vizinhas em um raio de até 20Km, pois a escola de Ensino Média mais próxima fica na sede do município há 36Km de distancia seguindo por estrada carroçável na maior parte do percurso.

Para o Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz Engenheiro Agrônomo, Professor e Jornalista Amigo da Criança, Antônio dos Santos, “a oposição à construção desta escola é um ato impensado, uma atitude desastrosa e que só tem um objetivo que é prejudicar a educação do município impedindo o seu desenvolvimento”.

Não é esta a primeira vez que pessoas da comunidade se opõem a projetos destinados a Praia do Preá como aconteceu com os projetos de abastecimento de água, denominação de ruas e iluminação publica. Ainda enfrenta problema de resistência politica a construção da estrada que dar acesso a Praia do Preá que ainda não foi construída.

A comunidade vive como se fosse um cabo de guerra: Uns puxam para um lado, outros puxam para o outro, mas, espera-se que, um dia a corda se arrebente, o bem saia vitorioso e troquem a discórdia pela paz para que possamos caminhar juntos com objetivos comuns.

A Praia do Preá está dentro do roteiro turístico A Rota das Emoções e que precisa de uma boa educação para que os jovens possam ser mais bem preparados para ingressar o mercado de trabalho, setor de turismo, que é bastante promissor, mas que exige uma boa qualificação, pois é um mercado bastante exigente em termo de mão de obra qualificada. Além disso, é uma comunidade bastante vulnerável em relação a exploração sexual e disseminação das drogas, portanto, carente de uma atividade ocupacional para a juventude e de qualificação de mão de obra.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário