Com o tema “Fraternidade e o Tráfico Humano”, a Igreja Católica inicia nesta quarta-feira (5), a Campanha da Fraternidade 2014.
Todos os anos, no período da quaresma, a Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade com um tema novo. O Objetivo é despertar nos fiéis a solidariedade acerca de determinado problema vivido pela sociedade.
O objetivo da campanha deste ano é de conscientizar a sociedade sobre a insensatez do tráfico de pessoas e sobre a sua realidade. Conforme a CNBB, o problema é difícil de ser enfrentado por causa do preconceito e do medo das vítimas, fazendo com que poucas pessoas denunciem os fatos do tráfico.
Um dos subsídios para a campanha é um cartaz com mãos acorrentadas, sendo que cada uma delas tem um significado. De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos no Brasil).
A primeira mão acorrentada faz alusão ao trabalho escravo e, apesar de terem mudado os tempos, os índices mundiais assustam.
De acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo todo mais de 12,3 milhões de pessoas são vítimas de trabalho forçado e mais 2,4 milhões foram traficados. A segunda mão faz alusão ao tráfico de órgãos. A terceira se refere ao tráfico de mulheres, que são retiradas de perto de suas famílias para serem exploradas sexualmente e a quarta mão é a mão de uma criança, representando as crianças que são raptadas e traficadas mundo afora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário