quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Definida licitação para Hospital da Zona Norte


Definida a data para a licitação do Hospital Regional da Zona Norte (HRN), que está sendo considerado o maior do Estado. O governador Cid Gomes já acenou para o dia 16 de dezembro a data da licitação. O HRN terá 269 leitos e capacidade para 1.170 internações por mês. O investimento é de R$ 133,5 milhões, e terá lugar no espaço do Parque de Exposições Deputado Francisco de Almeida Monte (Saic), em funcionamento há mais de 40 anos. O velho parque, concomitante às obras do hospital, será reconstruído na região da Fazenda Uruguai, estrada de Sobral a Massapê.

Com o novo hospital, a população estimada em 1,5 milhão de habitantes terá acesso a assistência especializada na própria região formada por uma macrorregião de 61 municípios. "A prioridade é para os casos de urgência e emergência. Este será o perfil do novo hospital da região norte", disse o secretário da Saúde do Estado, o médico João Ananias. Ele assegurou que num prazo de 18 meses a obra será executada. "Vencendo o período licitatório que é 45 dias daremos início à obra que será executada em uma só etapa", garantiu Ananias.

Dos 269 leitos, dez são de UTI neonatal, dez pediátricas, 20 para adultos e ainda 30 unidades semi-intensiva. De acordo com Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), parte do valor vem do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O secretário João Ananias acredita que após a inauguração do HRN, a situação sobre a carência no atendimento hospitalar na região será regularizada.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário