Entre os países em desenvolvimento, o Brasil é o que mais tem combatido a fome e a desnutrição, segundo pesquisa desenvolvida pela Action Aid, uma organização não-governamental (ONG) que atua em 40 países no combate à pobreza.
O trabalho, denominado Índices Globais de Alimentação, elogia os esforços do governo brasileiro em adotar programas sociais de combate a fome a pobreza e destaca os programas Bolsa Família e Fome Zero, a criação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a aprovação da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).
Os avanços no Brasil são importantes, mas é preciso aprimorá-los ainda mais com uma melhor integração entre os diferentes sistemas de proteção social como saúde (SUS), assistência social (SUAS) e segurança alimentar (SISAN), ressalta Rosana Heringer, coordenadora executiva da ActionAid.
Para a ONG, o Brasil revela "o que pode ser atingido quando o Estado tem recursos e boa vontade para combater a fome". O estudo foi elaborado a partir de pesquisas sobre políticas públicas de combate à fome e à pobreza em 50 países.
O estudo aponta que a estratégia Fome Zero lançou um pacote impressionante de políticas para lidar com a fome - incluindo transferências de dinheiro, bancos de alimentação e cozinhas comunitárias. O projeto atingiu mais de 44 milhões de brasileiros famintos".
Fonte: Retirado do Portal do Meio Ambiente - REBIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário