Páginas

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

16º Vitória Cine Vídeo divulga selecionados

A edição deste ano da mostra competitiva exibirá 86 obras audiovisuais
vindas de diferentes regiões brasileiras

O 16º Vitória Cine Vídeo divulgou a lista de vídeos, animações e filmes de curta e média metragem selecionados para o festival, que será realizado de 30 de novembro a 05 de dezembro, com sessões gratuitas durante toda a programação. A 13ª Mostra Competitiva exibirá 86 obras audiovisuais divididas em 25 filmes, 47 vídeos e 14 animações, provenientes das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul. Em 2009, o evento recebeu 760 inscrições. A lista completa de selecionados pode ser conferida abaixo e no site www.vitoriacinevideo.com.br.

O festival apresentará trabalhos vindos de 12 estados: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Santa Catarina e Paraná, além do Distrito Federal. O público poderá conferir na mostra 14 obras capixabas (3 filmes, 10 vídeos e 1 animação) dentre os 117 trabalhos inscritos do Espírito Santo. Em 2008, o festival recebeu 107 inscrições capixabas (entre vídeos e filmes).

Os vídeos poderão ser assistidos no Cine Metrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), às 12h. O local para exibição dos filmes e animações será divulgado em breve pela organização do evento.

Os trabalhos selecionados concorrerão a prêmios em dinheiro e ao Troféu Marlin Azul em diferentes categorias. Dezenove premiações estão previstas no regulamento: Melhor Filme Ficção, Melhor Filme Documentário, Melhor Filme de Animação, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem, Melhor Direção de Arte, Melhor Produção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Prêmio do Júri Popular Filme, Prêmio do Júri Popular Vídeo, Melhor Vídeo Ficção, Melhor Vídeo Documentário, Melhor Videoclipe, Melhor Videoarte e Prêmio Pesquisa de Linguagem.

Com o objetivo de estimular a formação de plateia, o festival contará, pela primeira vez, com atrações em outros municípios da Grande Vitória. O Cine Galpão Itinerante, que apresenta uma mostra audiovisual em uma tela de cinema instalada em praças, percorrerá bairros das cidades de Cariacica, Vila Velha e Serra, além de algumas regiões da capital.

Outra novidade é a ampliação dos espaços de exibição do Festivalzinho de Cinema. Além da mostra especial infanto-juvenil para os alunos de 5ª a 8ª série da rede pública, no Cine Metrópolis, em Vitória, o Festivalzinho oferecerá sessões de cinema gratuitas para estudantes de escolas públicas no Cine Alegria, no bairro Portal de Jacaraípe, na Serra. Mais um destaque do evento é a abrangência nacional do Concurso de Flipbook, que este ano permite a inscrição de animadores de qualquer parte do país.

A programação do 16º Vitória Cine Vídeo contará ainda com a 11ª edição do Concurso de Roteiro Capixaba; 6º Concurso de Crítica Cinematográfica; lançamento de longas-metragens inéditos em Vitória; lançamento do curta-metragem do Projeto Animação; homenagem a um grande nome do cinema brasileiro e lançamento da nona edição do Caderno do Festival, destacando a vida e a obra da personalidade homenageada; Cinema na Praia; palestras; encontros de realizadores; oficinas audiovisuais; e lançamentos de livros e DVDs.

A previsão é reunir um público de 35 mil pessoas durante a semana do festival. O Vitória Cine Vídeo tem por objetivos incentivar a produção audiovisual de vídeos e de filmes de curta e média-metragem, democratizar os espaços de exibição e estimular novos olhares através do cinema.

O 16º Vitória Cine Vídeo tem o patrocínio da EDP Escelsa e da Petrobras através da Lei Rouanet, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, da Prefeitura Municipal de Vitória, da Rede Gazeta e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.



Fonte: E-mail enviado por

Nenhum comentário:

Postar um comentário