Páginas

sábado, 24 de junho de 2017

Ao invés de assumir, Gilmar deveria se declara impedido por ser íntimo de Aécio

Gilmar é sorteado relator de ação contra Aécio

Foto: Armando Franca/AP

Jornal GGN - Após pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os inquéritos solicitados contra Aécio Neves (PSDB) ao Supremo Tribunal Federal por conta da delação da Odebrecht foram retirados do relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, e sorteados a Gilmar Mendes.

Segundo informações de O Globo, Gilmar já assumiu a relatoria do caso em que Aécio teria recebido "pagamento de vantagens indevidas em seu favor e em benefício de seus aliados políticos" nas eleições de 2014.

Mas um segundo inquérito, envolvendo a distribuição, por Aécio, de R$ 7 milhões para as campanhas de Antonio Anastasia, em 2010, também pode terminar nas mãos de Gilmar. Isso porque Janot pediu que os dois casos fossem sorteados ao mesmo ministro.

"Janot solicitou também a redistribuição de outro inquérito contra Aécio, mas pediu que fosse feita uma 'distribuição por dependência', ou seja, que o mesmo sorteio valesse para os dois processos. Ainda não está definido, contudo, se o pedido foi aceito e se Gilmar será também o relator desta outra investigação", explicou o jornal O Globo, na noite de sexta (23).

Aécio ainda é alvo de um terceiro inquérito com base na delação da Odebrecht, que já foi redistribuído no STF ao ministro Ricardo Lewandowski. "No total, o senador afastado responde a nove inquéritos no tribunal. Dois deles são baseados na delação da JBS, e têm como relator o ministro Marco Aurélio Mello."

Fonte: http://jornalggn.com.br/noticia/gilmar-e-sorteado-relator-de-acao-contra-aecio

Nenhum comentário:

Postar um comentário