Páginas

quarta-feira, 28 de junho de 2017

STF autoriza abertura de inquérito contra Lobão


Moreira Mariz/Agência Senado

Maranhão 247 - Atendendo a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso autorizou nesta terça-feira (27) a abertura de inquérito contra o senador Edison Lobão (PMDB-MA) para investigar o suposto envolvimento do parlamentar em irregularidades envolvendo a Diamond Mountain, nas Ilhas Cayman. Barroso também autorizou a quebra do sigilo bancário de Lobão entre 1º de janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2012. O peemedebista é alvo de outros cinco inquéritos no STF, três relacionados à Operação Lava Jato, um sobre fraudes na usina de Belo Monte, em Altamira (PA); e agora essa nova apuração.

A suspeita é de crime contra o sistema financeiro e de utilização da holding Diamond Mountain para obter benefícios junto aos fundos de investimentos controlados pelo governo federal, como o Postalis, dos Correios. As investigações sobre a Diamond começaram em julho de 2014 na Justiça Federal de São Paulo mas, depois de uma testemunha citar o possível envolvimento de Lobão, a juíza Fabiana Alves Rodrigues remeteu o caso para o STF.

Nessa decisão, a magistrada afirmou que o Ministério Público Federal não via indícios para investigar Lobão, mas o Supremo é que deveria decidir o que fazer após ouvir o procurador Rodrigo Janot.

A defesa do senador disse ao G1 que as suspeitas contra o peemedebista são "desfundamentadas" e "não há nada que preocupe". O advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, aconhecido como Kakay, afirmou que a defesa deveria ter sido ouvida antes de o inquérito ser aberto.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/maranhao247/303602/STF-autoriza-abertura-de-inqu%C3%A9rito-contra-Lob%C3%A3o.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário