Páginas

terça-feira, 27 de junho de 2017

‘Temer deveria acatar a própria regra e se afastar do governo’

 

Minas 247 - A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) afirmou nesta terça-feira (27) que Michel Temer deveria auto aplicar a regra que criou para afastamento de ministros do governo e deixar o cargo. Temer foi denunciado nesta segunda-feira (26) pelo procurador-geral, Rodrigo Janot, por corrupção passiva, tornando-se o primeiro presidente a responder por crime durante o mandato.

"Há meses Temer disse que se um ministro do seu governo fosse denunciado ele seria imediatamente afastado. Agora o denunciado é o presidente. Está na hora de Temer se auto aplicar esse princípio", disparou a deputada mineira.

Michel Temer disse, no dia 13 de fevereiro que afastaria do governo qualquer ministro denunciado na Operação Lava Jato. Segundo Temer, o afastamento seria provisório se o ministro fosse denunciado e definitivo caso o ministro virasse réu. "Se houver denúncia, o que significa um conjunto de provas eventualmente que possam conduzir a seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente. Depois, se acolhida a denúncia e aí sim a pessoa, no caso o ministro, se transforme em réu - estou mencionando os casos da Lava Jato -, se transformando em réu, o afastamento é definitivo", afirmou o presidente, em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, no dia 13 de fevereiro.

A congressista lembrou que até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que a renúncia de Temer seria um gesto de grandeza. Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste sábado (24), mostra que Temer tem aprovação de apenas 7% da população brasileira. É a menor taxa de aprovação desde 1989, quando o presidente José Sarney (PMDB) obteve 5% de aprovação.

Margarida também critica a continuidade da agenda do governo ilegítimo no Congresso. "No parlamento, prossegue a idiotia: querem votar MPs como se a vida corresse normal. Não digo que são avestruzes para não ofender as aves".

Para a deputada, o caminho para que o país reencontre a normalidade está muito claro. "É necessário que Temer saia da presidência e sejam convocadas eleições diretas e gerais para que nós possamos dessa forma reencontrar a democracia", disse.

Denúncia

Rodrigo Janot apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal contra o presidente Michel Temer (PMDB) pelo crime corrupção passiva. A acusação foi feita com base nas gravações feitas por Joesley Batista, um dos donos da JBS.

A partir da denúncia, o ministro Edson Fachin, do STF, aciona a Câmara, que vai decidir se autoriza ou não o prosseguimento da denúncia. Após a votação, se o plenário do Supremo decidir aceitar a denúncia, Temer vira réu e terá de se afastar do cargo por até 180 dias.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/minas247/303426/%E2%80%98Temer-deveria-acatar-a-pr%C3%B3pria-regra-e-se-afastar-do-governo%E2%80%99.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário