Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Acelerador Linear para tratamento de doenças de câncer

Dados da Santa Casa de Misericórdia, neste município, mostram o aumento do número de casos de câncer. Só no ano passado foram registrados quase mil novos casos. A maior incidência está ligada ao câncer de pele, próstata, reto e mama. De acordo com dados do serviço de radioterapia do hospital, a cada mês pelos menos 90 novos casos de câncer são registrados na Zona Norte do Ceará. A maior incidência ocorre em pacientes em idade adulta.

Diante da grande demanda, a Santa Casa não vem conseguindo atender a todos os casos de câncer, principalmente as situações de emergência. Com isso, atualmente os pacientes são obrigados a buscar atendimento em Fortaleza. Como forma de solucionar este problema, a Santa Casa estará recebendo um Acelerador Linear, equipamento de alta tecnologia que permite o melhor tratamento com radioterapia para pacientes com câncer. O novo equipamento, que custa US$ 800 mil, irá substituir o aparelho de cobalto, atualmente o único no tratamento radioterápico existente no hospital, em funcionamento há mais de 20 anos e com tecnologia já defasada para o atendimentos dos pacientes.

Serviço pioneiro

"Sobral será o único município no Interior do Ceará a contar com um equipamento desse nível para tratamento de câncer. É uma aquisição importante em benefício dos pacientes na Zona Norte do Ceará", disse o médico João Martins, diretor-adminstrativo da Santa Casa, adiantando que o Acelerador Linear deverá chegar num prazo de três meses. Para receber o novo equipamento o hospital deverá realizar reformas para adequar o setor de Oncologia.

Ele disse ainda que o hospital vai efetivar parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), considerado uma das instituições melhor referenciadas no tratamento de câncer no Brasil. Segundo o diretor, na próxima semana o presidente do ICC, Sergio Juaçaba, estará em Sobral para concluir o contrato dessa parceria, ocasião que também formalizará ações conjuntas entre a Santa Casa de Sobral e o Instituto do Câncer. "Esse é um ganho considerável, um marco no tratamento de pacientes com câncer", destacou Martins, ressaltando que, com a parceria, a Santa Casa vai ampliar e melhorar seu serviço de radioterapia da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário