Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2009

Situação dos municípios da região norte atingidos pelas chuvas

Sobral, neste município, a cada momento em que sobe o nível das águas do Rio Acaraú, aumenta o número de pessoas afetadas. Ontem de manhã, o nível subiu 6,53cm do seu leito normal. Com isso, está maior o número de famílias desabrigadas e desalojadas. De acordo com a Defesa Civil do município, já são 510 famílias desalojadas, enquanto que mais de 400 famílias estão ilhadas em 24 localidades, a maioria na zona rural.
Ontem, moradores das ruas Pedrinhas e Benjamim, no bairro Pedrinhas, foram transferidos para abrigos improvisados pela Prefeitura. Moradores dos bairros Dom Expedito, Tamarindo e Gavião estão sendo acompanhados pela Defesa Civil, caso seja necessário, também serão transferidos para abrigos, segundo afirma o subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Costa.
Outros municípios que completam a Bacia do Acaraú também contabilizam mais prejuízos com as enchentes. Em Santana do Acaraú, cresceu o número de desabrigados. Locais que passam a ser utilizados como abrigos foram invadidos pelas águas e parte dos mantimentos se estragaram, obrigando a Defesa Civil e a Prefeitura a repor cestas básicas e colchões.
Em Morrinhos, mais 3 mil pessoas já foram afetadas com águas, 25 casas foram danificadas e 250 famílias estão em abrigos.
Em Bela Cruz, o sistema de abastecimento de água está comprometido há quase uma semana. Os moradores sofrem com a falta d’água. Já são mais 8 mil afetados, 1.470 famílias dasabrigadas e 2.040 morando há quase um mês em casa de parentes ou amigos.
Em Marco, há dezenas de casas debaixo dágua. A Defesa Civil contabiliza 4.800 pessoas afetadas com as chuvas.Em Acaraú, a situação também é dramática. No bairro da Perseguida, o número de famílias dasalojadas subiu para 180 e número de casas danificadas já está próximo de 150. Já são mais de 10 mil pessoas afetadas pelas enchentes.
Na região da Serra da Ibiapaba, pelo menos três cidades entraram na relação dos municípios em emergência. Tianguá, Ibiapina e Ubajara.
Em Tianguá a situação é mais crítica na subida da serra que dá acesso a cidade. Dezenas de deslizamentos de terra na encosta da serra já aconteceram, ocasionando perigo constantes aos motorista que trafegam pela BR-222, com destino à divisa do Ceará com o Piauí.Em Coreaú, as famílias mais afetadas são as que moram as margens do Rio Coreaú.
Em Moraújo, várias famílias estão desabrigadas e outras desalojadas, esperando por socorro da Prefeitura e Defesa Civil. Localidades na zona rural estão ilhadas. Em Chaval, as cheias do rio Ubatuba deixaram famílias ilhadas. Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros sobrevoaram a cidade ontem, para avaliar os danos causados pelas cheias.
Na CE-362 entre Senador Sá e Uruoca, o rompimento da rodovia próximo a uma ponte impediu a passagem de veículos por todo o dia de domingo e segunda-feira. A infiltração em uma das cabeceiras da ponte contribuiu para o surgimento de uma cratera.

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário