Páginas

domingo, 3 de maio de 2009

Chuvas deixam Marco e Bela Cruz sem água potável


Duas cidades do Baixo Acaraú estão com o sistema de abastecimento de água comprometido. Os moradores de Marco e Bela Cruz estão sem água nas torneiras há mais de cinco dias devido às cheias do Rio Acaraú, que danificaram o sistema de bombeamento.
Para tentar solucionar o problema, técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram enviados à Bela Cruz e para chegar ao local tiveram que contar com ajuda do helicóptero da Ciopaer. Levaram um motor bomba, que pesava aproximadamente 200 quilos, para substituir o que está quebrado. “Este motor bomba tem capacidade de jorrar 187 metros cúbicos de água por minuto o que nos garantirá a normalização do sistema”, disse o supervisor da Cagece, José Maurício.
A falta de água afetou também o Hospital Municipal Bela Cruz que teve que ser abastecido pela Defesa Civil com caminhão-pipa. Até o Centro de Convenções da cidade, onde estão alojadas 30 famílias, o abastecimento também cessou. A previsão, conforme o supervisor da Cagece, José Maurício, é que, em dois dias, o abastecimento seja normalizado. “Mas para que isso aconteça será necessário que a Companhia Energética do Ceará (Coelce), normalize a energia que também foi desativa”, disse.
Na cidade de Marco, a 15 km de Bela Cruz, carros-pipa, de órgãos do Estado estão garantindo o abastecimento de água potável. Os carros viajam até Acaraú para abastecer e fazer o transporte do produto.Já em Acaraú, o deputado estadual João Jaime, que está na região, disse que o Rio Acaraú já invadiu as ruas e está na porta dos moradores. “Só tivemos uma situação parecida em Acaraú durante o grande inverno de 1974”, disse. Além disso, João Jaime informa que a passagem de Acaraú para Cruz, a mesma estrada que dá acesso à Jijoca e Jericoacoara, também está completamente cortada.


Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário