O governo do Irã afirmou hoje que um vídeo divulgado pelo Pentágono que supostamente mostra lanchas da Guarda Revolucionária confrontando navios de guerra norte-americanos no Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, foi "fabricado". "As imagens divulgadas pela Marinha dos Estados Unidos foram compiladas usando imagens de arquivo e o áudio foi fabricado", teria dito um oficial da Guarda ao canal Press TV, que transmite em inglês. O canal não identificou o oficial.
O Pentágono divulgou ontem um vídeo com áudio de quatro minutos e vinte segundos que mostra lanchas iranianas rodeando navios de guerra norte-americanos. Na gravação, um homem falando em inglês com forte sotaque ameaça: "Estou indo até aí... Vocês vão explodir depois de (...) minutos". As embarcações iranianas parecem ignorar repetidas advertências dos navios dos EUA, como buzinas e transmissões de rádio, segundo o vídeo, que o Pentágono afirmou que foi filmado do convés do destróier USS Hopper.
Depois de perceberem a aproximação dos iranianos, um tripulante do Hopper diz pelo rádio: "Este é um navio da coalizão. Estou passando em trânsito de acordo com a lei internacional. Não pretendemos fazer mal".
Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário