Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2008

ESCOLA JOSÉ PARENTE PRADO REALIZA SEMANA SEMANA PEDAGÓGICA “TEORIA X REALIDADE”

Teve início no dia 07 de janeiro de 2008 a semana pedagógica da escola José Parente Prado, que acontecerá até o dia 11 do corrente mês. O evento aconteceu na própria escola, no horário de: 8:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h. O objetivo central deste encontro especial de professores, é de aproximar o “conhecimento acadêmico” x “chão da sala de aula” ou fundamentação teórica x realidade;Além é claro, de iniciar todo o processo educativo traduzido em planejamento, que permeará durante o ano letivo de 2008. Os educadores(as) necessitam sentir todo o processo, a partir de momento singular da semana pedagógica. Ela é a primeira atividade educacional de toda escola, onde consiste a sintonia educacional do corpo docente.
Pensando assim, o Prof. Amaury Gomes da Silva, diretor da escola, preocupado com a realidade da educação pública, lança a proposta para professores mestres e doutores na área da educação, que aceitaram o convite e voluntariamente estiveram presentes para realização de seminários, rodas de conversas, debates em plenária e provocações pertinentes aos temas propostos, com o intuito de promover ao corpo docente, uma inquietação aos problemas cotidianos e posteriormente aplicar em sala de aula, alguns temas que constantemente são deparados no decorrer do ano letivo, enriquecendo contudo, a prática pedagógica da referida escola. Como por exemplo: dificuldades diversas na aprendizagem das nossas crianças, dentre outras.
No turno manhã, está sendo realizada, a palestra com cada educador convidado, com rodas de conversa, envolvendo os professores da casa, e no turno da tarde, estarão sendo tratados assuntos internos, como estudos de programas, projetos, com enfoque na auto-estima de cada professor presente, buscando sempre um maior envolvimento dos mesmos, nesse momento ministrado pelo núcleo gestor da escola. Tudo isso num clima de descontração e comprometimento.
Iniciou-se no dia 07/01, com a palestra da Professora Dra. Érica Silina (UVA), onde trabalhou-se o tema “Criatividade em sala de aula”, deixando-se um rico material para estudos posteriores. Dra. Érica Silina, é doutora em matemática pelo IME-USP e Bacharel em Psicologia pela UFC, com vários artigos publicados. Colaborou, dando dicas de como ser criativo diante dos desafios, atribulações e dificuldades encontradas na nossa prática pedagógica.
No dia 08/01, teve a presença do Professor Severino José, especialista em Psicopedagogia (INTA) trabalhou o tema: “Psicopedagogia dentro da sala de aula”, quebrando alguns paradigmas do trabalho docente, pois, por ser tão atarefado, o professor não pensa, não analisa e consequentemente não estuda.
No dia 09/01, contamos com a presença do professor Dênis Melo (UVA) que trabalhou o tema:“O ensino da História nas séries iniciais”, reforçando a importância de trabalharmos temas relacionados a vida social do educando, como: a história de seu bairro, escola, cidade, etc, valorizando as peculiaridades de cada comunidade.
No dia 10/01, fomos prestigiados com a ilustre presença da Professora Mestra em psicologia Maria Soares (UVA), expondo o tema: “Ensino da Língua Portuguesa”, dando ênfase na produção textual e linguagem.
No dia 11/01, fecharemos a semana com a professora Miriam Cunha (UVA), debatendo o tema “Relações Humanas”, que nos trará uma nova visão relacionada à qualidade do” Relacionamento Interpessoal” e assim estaremos prontos e ansiosos para acolhermos verdadeiramente os nossos alunos, no dia 21 de janeiro, levando até eles a satisfação de poder estarmos juntos, contribuindo para uma educação que satisfaça aos anseios da nossa sociedade.
Prof. Amaury Gomes da Silva
Diretor Esc. José Parente Prado

Um comentário: