Cruz. Após várias reuniões com federações e associações comunitárias por todo o país, finalmente, tudo pronto para realização do 12º Congresso Nacional da CONAM, que este ano teve como anfitriã João Pessoa, Capital do Estado da Paraíba, conhecida mundialmente como sendo a cidade mais verde da América do Sul, fato que conseguimos comprovar em loco caminhando pelas ruas e avenidas da Capital.
A viagem foi longa, cansativa, mas prazerosa. O Ceará participou com duas caravanas, uma saindo da Capital Alencarina e outra do interior, Região Sul do Estado.
A caravana de Fortaleza, partiu da Praça da Bandeira, às 21h30m, levando 45 Delegados da Capital e Interior: Caucaia, Cruz, Frecheirinha etc. Passamos por Mossoró, onde nos encontramos com 17 Delegados que vinham de Belém do Pará, seguimos juntos em comboio. Passamos por Natal e várias cidades até chegarmos à João Pessoas às 9 horas.
Cidade a Margem da BR 101 Canavial
A estrada boa, pista dupla na maioria do trecho percorrido. Paisagem encantadora, florestas de Mata Atlântica e canaviais imensos. Passamos por várias cidades: São José do Mipibu, Goianinha, Canguaretama, Mamanguape e outras.
Caravana do Ceará
Finalmente, chegamos ao Centro de Convenções em João Pessoa. Lá nos encontramos com caravanas que chegavam a todo instante, vindas de todos os Estado do Brasil e Distrito Federal. Mulheres, homens, jovens, homossexuais assumidos, idosos e até crianças de colo que, constantemente, eram vistas sendo amamentadas.
Artesanato de Ceará Artesanato de João Pessoa
Muitos aproveitaram o momento para comercializar seus produtos como, por exemplos, peças feitas com capim dourado, o artesanato de João Pessoa apresentado pela líder comunitária Bebezinha, os bolinhos de queijo trazidos por Dona Maria Madalena da Ilha Grande em Sergipe, CDs de música gospel, artesanato cearense e facas de madeira produzidas pelos índios do Acre. Um estande de livros estava à disposição dos amantes da leitura abordando temas diversos relacionados a luta dos camponeses, confecção, as camisas da Seleção Brasileira, distribuição de jornais, panfletos e folders. A Caravana de Mossoró distribuiu um farto material impresso sobre a cultura, artesanato, folclore, festas tradicionais, atrativos turísticos e as belezas da Capital Brasileira do Sal, do Petróleo e da Liberdade.
Delegações animadas e extrovertidas. Bandeiras dos estados e das instituições deram um colorido todo especial ao ambiente do Congresso. Parintins marcou sua presença com os tambores e as toadas de Boi Bumbá e realizou o sorteio de um pandeiro, cuja renda seria em benefício da escolinha de Boi de Parintins.
Parintins Pernambuco
Várias caravanas subirão ao palco com seus instrumentos para entoarem suas músicas representativas da cultura musical local.
Caravana do RN Caravana de MG
O clima era de muita festa, amizade e companheirismo. Os Delegados formavam grupos para bate papo, trocar ideias e registrarem o encontro em fotos ou vídeos.
Moda Hip Jovem Gracieti Arujá - SP
Personagens com trajes típicos, cabelos exóticos ou apresentando muita tatuagem pelo corpo, chamavam a atenção como o caso de um Delegado de cabelos longos ou enfeitados como os da simpática jovem Gracieti Silva de Arujá, São Paulo.
No Centro de João Pessoa, um grande hotel abandonado foi invadido por dezenas de famílias sem teto, uma atitude que em nada agradou aos moradores da vizinhança que reclamam destes inquilinos: “Isto é uma vergonha” disse um comerciante indignado pedindo para que fotos do prédio não fossem divulgadas.
Nos Postos da Polícia Rodoviária, entre Fortaleza e João Pessoas, um fato nos chamou a atenção: são centenas de veículos e motos apreendidos que se desgastam com o tempo, jogados ao relento, cobertos de matagal, dominados pela ferrugem, desgastando-se pela ação do tempo. Um patrimônio valiosíssimo que poderia ser melhor aproveitado. Talvez, quiçá, a burocracia seja a maior culpada.
Edifícios - João Pessoa Passarela – João Pessoa
João Pessoa é uma Capital bonita, limpa, acolhedora, mar calmo, praias maravilhosas, trânsito livre e clima agradável. Parece que lá mora a felicidade.
Hotel Abandonado -João Pessoa Casa do Barão de Camocim –Fortaleza
Muitos Prédios Históricos que são tombados como Patrimônio Histórico da Humanidade acabam abandonados e destruídos pela a ação da natureza. Se não há recursos para conservá-los porque não doá-los para instituições fazerem uso com o compromisso de conservá-los. Quem conhece sabe, que muitos prédios em sítios e cidades foram tombados, depois abandonados e já não existem mais.
Dr. Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário