Páginas

terça-feira, 10 de junho de 2014

Itamaraty vai facilitar contato entre turistas e consulados durante a Copa

 

Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição: Luana Lourenço

-

A três dias do início da Copa do Mundo no Brasil, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) já conta com 30 diplomatas trabalhando nos centros de Comando e Controle instalados nas 12 cidades-sede e também em Aracaju, Maceió e Vitória, usadas como base de treinamento por algumas seleções. A função desses diplomatas, que trabalharão em regime de plantão, é atuar como facilitadores para ajudar os governos estrangeiros na prestação de assistência consular a seus cidadãos.

Os diplomatas brasileiros poderão, por exemplo, intermediar o contato entre os serviços consulares estrangeiros e autoridades brasileiras em casos que envolvam cidadãos estrangeiros. O Itamaraty pediu às embaixadas estrangeiras a lista de contatos e telefones de plantão durante a Copa.

Além disso, os países com seleção na Copa terão direito a agentes consulares dentro dos estádios nos jogos de suas seleções. Eles poderão auxiliar cidadãos que venham a ser atendidos pelos juizados de menores e penal instalados nas arenas da competição, no caso de envolvimento em brigas, algum menor perdido, entre outros casos, dando agilidade à solução.

Sem representação diplomática nem consular no país, nem mesmo cônsules honorários, o governo da Bósnia e Hezergovina pediu e teve autorizada a abertura de um consulado temporário na capital fluminense, com agentes consulares para auxiliar seus nacionais. A seleção jogará na primeira fase contra a Argentina, a Nigéria e o Irã, no Rio de Janeiro, em Cuiabá e em Salvador, respectivamente.

Já o Chile pediu facilidades para instalação de agentes consulares em postos brasileiros na fronteira do país para apoio a chilenos em trânsito. Na primeira fase, o Chile enfrenta a Austrália, a Espanha e a Holanda em Cuiabá, Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.

O primeiro jogo da Copa do Mundo acontece nesta quinta-feira (12), na Arena Corinthians, o Itaquerão, em São Paulo. Brasil e Croácia se enfrentarão às 17h, após cerimônia de abertura. Mais de dez chefes de Estado já confirmaram presença no evento, além da presidenta Dilma Rousseff.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário