Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Programa lançado pelo Governo Federal segue modelo de Programa criado em Sobral

O Prefeito Veveu participou nesta quinta-feira, 08 de novembro, da solenidade de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Programa do Governo Federal foi inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), criado em Sobral e ampliado para o Estado do Ceará, em 2007 pelo Governador Cid Gomes. Com o PNAIC, a alfabetização de todas as crianças brasileiras até 8 anos de idade passa a ser prioridade do Governo Federal e será desenvolvido em parceria com municípios e estados.

Em discurso, a Presidente Dilma homenageou o Governador Cid Gomes: “lá em Sobral, um prefeito e hoje um governador mostrou que encarar a alfabetização na idade certa, não só é possível, como foi realizado. Faz parte da realidade do Ceará. O governador Cid Gomes não está aqui mera e simplesmente representando os Estados, ele está aqui porque está sendo homenageado pelas boas práticas na educação como prefeito e agora como governador".

A Presidente afirmou também que o PNAIC é uma ação estratégica, juntamente com a construção de mais de 6 mil creches e pré-escolas e a educação em tempo integral. Em Sobral, o Prefeito Veveu já iniciou a construção de 11 Centros de Educação Infantil e duas Escolas de Tempo Integral.

Exemplo de Sobral

Durante a cerimônia, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou que Sobral tem um IDEB que já superou o esperado para 2021. Esses resultados são mantidos e vêm sendo aperfeiçoados em Sobral, com o Projeto Escola Aprender Melhor, criado para melhorar ainda mais a qualidade do ensino ofertado aos sobralenses, com investimentos em infraestrutura, valorização do magistério e fortalecimento da gestão com foco na aprendizagem escolar.

O PAIC é o segundo Programa criado em Sobral a ser adotado pelo Governo Federal para todo o país. O Trevo de Quatro Folhas, que atua na redução da mortalidade materna e infantil, já inspirou o Programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

___________________________________

Fábio de Melo Magalhães | CE 01806 JP

Um comentário:

  1. As relações entre a democracia e a educação são indissolúveis. Uma não pode se separar da outra. Parece estranho o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, querer reunir Lula e FHC em uma campanha publicitária do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Infelizmente, a ideia foi desfeita pelo Planalto. Com certeza, FHC que topou, em muito iria contribuir. Pena que as divergências políticas falaram mais alto.

    Abraços,
    Dedetizadora

    ResponderExcluir