Páginas

sábado, 24 de novembro de 2012

CULTURA E HISTÓRIA

 

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

Muitas coisas têm me encantado nestas visitas a países da Europa, como Portugal, França, Itália, Espanha, Suíça. Mas uma coisa que não posso deixar de notar é a quantidade de livrarias na França, na Itália, em Portugal. Aqui na Suíça também vi livrarias e me impressionei com um sebo na calçada, imenso, parecia uma feira do livro. Em Portugal existem livrarias que atravessam uma quadra inteirinha. São enormes, um paraíso para bons leitores. Na França também são muitas delas. Na Itália, até em Veneza elas são numerosas. Em algumas das vielas vi diversas, uma ao lado da outra. Numa feirinha, tipo mercado de pulgas, havia muitas bancas de livros.

Em Roma, ao lado do nosso hotel havia uma e, na volta do jantar, à noite, havia como que um auditório nela e um clube de leitura estava em plena atividade. Então leitura é uma coisa que faz parte do dia a dia das pessoas de todos esses países e pode ser até que o número de livrarias não pareça muito grande para quem vive neles, mas comparado ao que temos no Brasil, a diferença é gritante.

Cultura é um diferencial por aqui, com certeza. A história secular de algumas cidades, milenar, até, como o caso de Roma e Veneza e algumas outras, é uma coisa que marca a gente. Não há como andar em Veneza sem pensar que estamos pisando em chão que foi pisado por personagens dos mais importantes da história do mundo.

A cultura que se respira, que se pode testemunhar em lugares históricos, em cidades e monumentos tombados como patrimônios da humanidade é uma coisa que impressiona sobremaneira.

A viagem de trem, de Roma para Genebra é de uma beleza indescritível. As vinhas, em Montreau, Sion e outras cidades pelo caminho, lembram o Douro, em Portugal. Mas há lagos, há rios, há os picos nevados, há a arquitetura, há também as árvores que aqui ficam com as folhas mais amarelas do que em Portugal, França e Itália.

Viver essas visões, essas sensações, absorver toda essa beleza e toda essa informação e toda essa cultura não tem preço. É uma experiência única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário