Páginas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ESTUDANTES VISITAM LIXÃO DE CAVALO BRAVO E A LAGOA DE JIJOCA

clip_image002

Cruz. Os alunos do curso de Gestão de Pequenos Hotéis e Pousadas promovido pelo SANAC na Vila de Caiçara, sede do Distrito de Caiçara, Município de Cruz, que está sendo ministrado pela instrutora Andréa Geisa, natural de Piripiri – PI, realizaram uma visita ao lixão da Comunidade de Cavalo Bravo e a Lagoa de Jijoca, o maior lago natural do Estado do Ceará, com águas cristalinas aonde a poluição ainda não chegou. Cercada de dunas por todos os lados faz desta lagoa um lugar sem igual na beleza.

clip_image004 O Lixão.

clip_image006

O Lixão de Cavalo Bravo recebe material das comunidades da Praia do Preá, Vila de Caiçara e durante um longo período também recebia o lixo que vinha da Praia de Jericoacoara. Sendo este local improprio para receber lixo, pois além de ser a céu aberto, o solo é arenoso, o que facilita a infiltração do chorume e situa-se em zona de amortecimento do entorno do Parque Nacional de Jericoacoara e fica a poucos quilômetros do Aeroporto Internacional de Jericoacoara que está em faze de construção com serviços bastante adiantados, além de ser proibido pela lei de segurança da aviação. As famílias que moram nas proximidades do lixão reclamam da presença de insetos como, por exemplo, moscas, ratos, baratas e pernilongos e da contaminação das águas das cacimbas que abastecem a comunidade obrigando aos moradores buscarem água em outras fontes mais distantes do lixão.

Há anos que a comunidade faz manifestações e apelo para que as autoridades retirem o lixão, mas até o presente nenhuma providencia foi adotada neste sentido enquanto a população convive com esta situação bastante desagradável que compromete a sua qualidade de vida pondo em risco a saúde das pessoas.

Lagoa de Jijoca

clip_image008

O maior lago natural do Ceará, situado na divisa dos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, a Lagoa de Jijoca encanta aos visitantes com as belezas naturais de seu entorno, suas águas límpidas e cristalinas fazem deste lugar passagem obrigatória para os turistas que visitam o Litoral Oeste do estado. Este cenário de rara beleza foi visitado pelos alunos do curso de Gestão de Pequenas Pousadas e Hotéis, que está sendo realizado em Vila de Caiçara, sede da Área Pastoral de Jijoca de Jericoacoara. Os alunos puderam contemplar suas belezas naturas, banhar-se em suas águas cristalinas, a exemplo do que fez Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, narrado por José Martiniano de Alencar em seu romance indianista – IRACEMA.

clip_image010

Situada em suas margens, está a Pousada Lagoa Azul um empreendimento turístico que recebe e hospeda visitantes em um lugar que encanta pelo silêncio da natureza e os verdes campos cobertos de flores, com coqueirais cujas palhas agitadas pela brisa salitrada que vem do mar saúdam ou se despedem dos visitantes em nome da natureza. Para fazer a travessia da lagoa usa-se um barco a vela, o que torna a chegada emocionante e atrativa. Este polo de turismo está dentro da Rota das Emoções.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário