Páginas

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prefeito Veveu participará do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, nesta quinta-feira, em Brasília.

 

Prefeito participará da cerimônia a convite do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Durante o evento, a Presidente Dilma fará homenagem ao Governador Cid Gomes.

O Prefeito Veveu participará, nesta quinta-feira, 8 de outubro, às 11h, a convite do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, do lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A cerimônia será no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da Presidente Dilma e do Governador Cid Gomes.

Homenagem

A Presidente Dilma e o Ministro Aloizio Mercadante prestarão homenagem ao Governador Cid Gomes, durante o lançamento do PNAIC, que foi inspirado no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), lançado por Cid Gomes no Ceará, e que tem dado excelentes resultados, elevando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Estado.

PNAIC

O Pacto estabelece um conjunto de políticas públicas na área da Educação para garantir que todas as crianças do país estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. De acordo com o Ministro Aloizio Mercadante, o Pacto foi construído em conjunto com todos os secretários de educação dos estados e terá a adesão de cerca de 5.300 municípios brasileiros.

Segundo o ministro, várias universidades trabalham nesse projeto. Além da produção de material didático, o programa conta com a formação de professores que vão cuidar da alfabetização das crianças. O ministro destacou que será importante reduzir as diferenças regionais de alfabetização que, alguns estados, segundo ele, “chega a 35%”. Aloizio Mercadante afirmou, ainda, que a alfabetização na idade certa é “a prioridade das prioridades e o maior desafio do MEC”.

A portaria que estabelece as regras do pacto foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de julho deste ano e, entre as ações previstas, está a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização.

________________________________________

Fábio de Melo Magalhães | CE 01806 JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário