Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

SEMINÁRIO SOBRE A ROTA DAS EMOÇÕES EM PARNAÍBA – PI

 

clip_image002

Cruz. Nos dias 8 e 9, aconteceu em Parnaíba – PI, o Seminário Diálogos Comunitários de Aprendizagens para Sustentabilidade na Rota das Emoções.

Solenidade de abertura do Seminário (Parnaíba-PI)

Este Seminário foi uma realização da CARE Brasil do Piauí, com financiamento da União Europeia e com apoio do Grupo de Turismo Campos de Parnaíba – PI. Foram parceiros do evento: o SEBRAE, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Parnaíba, FIEPI e Governo do Estado do Piauí. A abertura aconteceu dia 8, às 19hs, no auditório do Campos da Universidade Federal do Piauí – UFPI e contou com a presença de várias autoridades dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Também registramos as presenças dos representantes da Comrádio – PI.

clip_image004

O Seminário foi realizado em quatro sessões e abordou os temas: Desenvolvimento Social e Sustentabilidade, Gestão Social, Uso dos Recursos Naturais e Turismo na Rota das Emoções.

Embaixadora da União Europeia – Ana Paula Zacarias

No ato solene de abertura do Seminário foram executados os Hinos do Estado do Piauí e do Município de Parnaíba.

Com o objetivo de debater experiências de desenvolvimento social sustentável, de Gestão Social, do uso dos recursos naturais, do fortalecimento dos territórios e as experiências de turismos feitos de forma sustentável, economicamente viável e ecologicamente correto, os palestrantes puderam dar sua contribuição para que nós pudéssemos fazer a diferença no desenvolvimento sustentável da Rota das Emoções.

clip_image006

Jesse da COMrádio - PI

Participaram como palestrantes do Seminário: Msc. Rodrigo Melo (UFPI), Sr. João Martins (CARE), Sra. Ana Paula Zacarias (Embaixadora da União Europeia), Sr. Luiz Antônio Muniz Béliche (BNB-PI), Sr. Mário Lacerda (SEBRAE – PI), Msc. Jeová Torres Silva Junior (UF-CE), Dr. Mauro José Ferreira Cury (UEO-PA), Dra. Edvania Gomes de Assis (UFPI), Sra. Amália Rodrigues de Almeida (Sec. Governo do PI), Sr. José Wellington Alves Granjeiro Filho (SEBRAE-CE), MSC. Simone Cristina Putrick (Turismo - UFPI), Msc. Dalton Melo Macambira (Sec. Meio Ambiente – PI), Sr. José Iraguassú Teixeira Filho (conpam-CE), Sr. Daniel Castro (ICMbio), Msc. José de Ribamar Silva Morais (SEBRAE – MA), Sra. Rosiane (Meio Ambiente – PI), Msc. Heidi Gracielle Kanitz (UFPI), Sra. Diva Irene da Paz Vieira (SESI/SENAI) e Msc. Vicente de Paula Censi Borges (Coord. Curso de Tuismo).

clip_image008

O Seminário foi muito rico em conteúdo e bastante proveitoso para os participantes que saíram com um novo olhar sobre a Rota das Emoções.

Os expositores apresentaram trabalhos que foram desenvolvidos dentro da Rota das Emoções, citaram índices de desenvolvimento dos estados e dos 14 municípios que fazem a Rota das Emoções. O Gerente do Banco do Nordeste Luiz Antonio falou as linhas de crédito do Banco e falou sobre os investimentos que estavam sendo feitos em prol do turismo sustentável dentro da Rota das Emoções. A Senhora Ana Paulo Zacarias, natural de Portugal e Embaixadora da União Europeia disse está encantada com as belezas naturais do litoral nordestino e que a Rota das Emoções era muito bonita e citou, as praias, o artesanato, a gastronomia, o clima e sua importância para o desenvolvimento de um turismo sustentável e de inclusão social.

clip_image010

Sr. João Martins – CARE - PI

O Sr. João Martins da CARE destacou a importância da instituição para o desenvolvimento do turismo nacional e citou vários trabalhos que estavam sendo realizados em outros estados do Brasil como Minas Gerais e Amazonas. O Secretario de Gestão do Meio Ambiente do Ceará apresentou dados sobre os índices de desenvolvimento dos municípios do Ceará que estão incluídos na Rota das Emoções.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário