Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

UNIVERSITÁRIOS VISITARAM A PRAIA DO PREÁ

 

Cruz. Estudantes do curso universitário de Educação Física e Meio Ambiente da Faculdade IEDUCARE, sábado, 24, estiveram visitando a Praia de Preá, Distrito de Caiçara, Município de Cruz, para realização de aula prática com o objetivo de associar o meio ambiente e o esporte visando o desenvolvimento sustentável. A turma era composta por 45 estudantes de Cruz, Bela Cruz, Marco, Morrinho, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, sob a orientação e coordenação do professor Edvaldo Edson Muniz.

clip_image002

Material e Kite Surf

clip_image004

Foi uma aula prática, onde os estudantes visitaram a praia e as dunas, conversaram com nativos, pescadores, lideranças da comunidade e assistiram a uma pequena palestra com Fabio Lima Presidente de uma ONG que trabalha em defesa do Meio Ambiente que falou sobre os métodos usados para conservar a praia limpa e educar os nativos. O Engenheiro Agronomo Antônio dos Santos falou sobre o processo de uso e ocupação do solo na comunidade de Preá e a inclusão na Rota das Emoções e os costumes e as tradições dos povos da comunidade.

Os estudantes quiseram saber como iniciou o processo de habitação da comunidade e porque o nome de Preá dado à comunidade. Fabio Lima explicou que o nome originou-se de um pequeno roedor que existia em abundancia na comunidade conhecida pelo nome de preá (Cavilha aperea), animal de ampla distribuição na América do Sul, do gênero Cavia, família dos cavíideos. Mede 25 cm de comprimento. Possuem pelagem cinzenta, corpo robusto, patas e orelhas curtas, incisivos brancos e cauda ausente.

clip_image006

Prof. Edson e Fabio Lima

Após o almoço, os estudantes deram continuidade aos trabalhos visitando várias localidades da comunidade para conhecer o impacto ambiental provocado pela ação do homem na natureza e assistiram a uma apresentação do esporte Kite Surf, uma modalidade muito praticada na Praia do Preá devido a abundancia dos ventos na maior parte do ano.

A para do Preá fica situada no entorno do Parque Nacional de Jericoacoara, portanto está sujeito a obedecer a determinadas normas de preservação do meio ambiente.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário