Páginas

domingo, 4 de novembro de 2012

A PAROQUIA DE CRUZ REALIZARÁ A V MARCHA DO VALE DO ACARAÚ EM DEFESA DA VIDA

 

 

clip_image002

“Lembrar como é bom, com é bom lembrar” (Trio Mossoró)

Logomarca da V Marcha do Vale do Acaraú

clip_image004

A Paroquia de Cruz realizará a V MARCHA DO VALE EM DEFESA DA VIDA no próximo dia 15 de Novembro. Esse evento faz parte do projeto da Região Episcopal Vale do Acaraú, Diocese de Sobral. Os participantes iram debater o Tema: "O homem e o Rio Acaraú: uma questão de sobrevivência", e terá como Lema: - “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. (Jo 10-1)

III Marcha do Vale realizada em Bela Cruz – foto Terramar

“Dada a sua importância econômica para a região, do Vale do Acaraú, tanto na produção de alimentos para pessoas e animais como para o fornecimento de água para o abastecimento das cidades, é feito todo um trabalho pela Igreja Católica, associações ambientais e civis em defesa da preservação do Rio Acaraú. Como fruto desse ímpeto em defesa do rio, ocorrerá na cidade de Cruz, no dia 15 de novembro, quando se comemora a Proclamação da República, a V Marcha do Vale do Acaraú”.

Representantes das paróquias de Santana ao Acaraú, Morrinhos, Marco, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Aranaú e as Áreas Pastorais de Caiçara e Celsolandia estão organizando a marcha que deverá passar pelas principais ruas do município, com faixas e cartazes, em grande ato em defesa do Rio Acaraú.

clip_image006clip_image008

Pessoas e entidades ambientais estão sendo mobilizadas para participar. A concentração será na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura Municipal de Cruz.

Encontro em Cruz dia 31/07/12

Participaram da reunião preparatória do evento em Cruz, dia 31/07, diretores de escolas de Cruz, lideranças comunitárias, radialistas, o Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz – FAC – Engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos de Oliveira Lima, representante da Prefeitura de Cruz Maria José, Conego Manoel Valderi da Paroquia de São Francisco de Cruz, Conego Romulo da Paroquia de Marco, Padre João Robson Cabral da Área Pastoral de São João Batista de Celsolandia no Município de Acaraú e a professora Iranir Araújo, também de Celsolandia, que apresentou algumas sugestões produzidas por estudantes para criação de uma logomarca para a Marcha do Vale do Acaraú.

A V MARCHA DO VALE DO ACARAÚ tem como objetivo chamar atenção da sociedade para a necessidade de preservar o Rio Acaraú que está agonizando com os barrancos de terras caindo, o assoreamento de seu leito, que já serviu de principal via de transporte para as populações ribeirinhas em épocas passadas quando era o principal meio de comunicação entre as cidades do Vale do Acaraú, principalmente Sobral.

A poluição de suas águas, os desmatamentos ciliares, as queimadas que provocam o empobrecimento do solo agricultável tem comprometido todas as formas de vida, inclusive, a humana que sofre juntamente com a degradação do Rio Acaraú que banha dezenas de cidades e povoados que tem no rio sua principal fonte de vida.

Participarão da V MARCHA DO VALE DO ACARAÚ as Paroquias de Acaraú, Aranaú, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinho e as Áreas Pastorais do Distrito de Caiçara e Celsolandia.

A Área Pastoral do Distrito de Caiçara em Cruz já disponibilizou um ônibus para transportar os participantes, enquanto a Rádio FM Comunitária 6 de Abril, em Cruz, está fazendo ampla divulgação deste evento.

Orientamos aos participantes que durante o evento não joguem embalagens de produtos que usarem tais como sacos plásticos e garrafas de água mineral ou refrigerantes e outros nas ruas e praças. Que deem um destino correto colocando-os em coletores de lixo.

Fica o nosso convite à toda sociedade que luta em defesa da vida para participar deste evento dando a sua colaboração e convidando outras pessoas e instituições para que também façam a sua parte. Que radialistas, blogueiros e jornalistas colaborem fazendo esta divulgação pelo que seremos muito gratos.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário