Páginas

sábado, 25 de abril de 2009

GRUPO TEATRAL VIDA A VIDA É PREMIADO PELO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ.



Com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do PROJETO APOIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA – LEI Nº 13.811, DE 20 DE AGOSTO DE 2006, o Grupo Teatral Vida a Vida foi premiado no V Edital Ceará da Paixão 2009 sendo um marco histórico na cultura sobralense, devido ser o primeiro grupo de Paixão de Cristo de Sobral a ser contemplado com essa premiação de extrema importância, não só financeiramente, mas também para o currículo do grupo. O Projeto intitulado “PAIXÃO DE CRISTO – ESSA HISTÓRIA EM SOBRAL, NÓS CONTAMOS COM PAIXÃO - 26 ANOS DE TRADIÇÃO” do Grupo Teatral Vida a Vida foi contemplado com o valor de R$ 10.000,00 destacando-se dentre os 28 melhores projetos de todo o estado do Ceará, sendo um dos 5 projetos que obteve nota 10. O Projeto também contou com apoio da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura que ao longo dos anos vem incentivando a montagem da encenação dos grupos de Paixão de Cristo aqui em Sobral.
Para o líder comunitário Benedito Fernandes de Sousa, Bené Fernandes, que representou o papel de Pilatos nas duas apresentações que o grupo de teatro Vida Vida realizou, frizou que há mais de 20 anos organiza a Paixão de Cristo no bairro Dom Expedito, sendo um dos mais entusiasmados. Ele garante que o investimento para a realização da peça girou em torno de R$ 12 mil.
Bené Fernandes descreve o seu personagem como um homem poderoso e prepotente. “Não me vejo desta forma, mas garanto que quando estou na pele de Pilatos incorporo-o para mostrar as pessoas que assistem ao espetáculo como se comportava o ser humano naquela época, para que façam uma reflexão como são essas pessoas no dia de hoje”, descreve. Ele garante que não consegue se ver fazendo outro personagem se não Pilatos. Para Fernandes, Pilatos foi uma figura muito importante na história de Cristo. “Teve a oportunidade de absolver, mas lavou as mãos e permitiu a condenação de Cristo”.
Esse líder comunitário acredita que já está na hora de parar. “Prefiro ficar por trás do espetáculo na Produção Executiva, comandando uma grande equipe que tem a função de executar tarefas diante de toda essa atividade teatral, como um maestro de uma grande sinfonia, organizando tudo para que nada saia errado. É dessa maneira que gosto de trabalhar”, enfatiza. Mas diz que tem um medo: “Temo que as coisas se invertam, e que o que é realidade hoje transforme em lembranças amanhã e que não encontre mais ninguém que queira comandar o espetáculo”.
Este ano o Grupo Teatral Vida a Vida esteve se apresentando na Margem Esquerda do Rio Aracaú, no dia 09 de abril e no Entorno da Igreja de São Pedro, Bairro Dom Expedito, no dia 11 de abril (Sábado de Aleluia), contando com a presença significativa do público sobralense, turistas e visitantes de outras cidades. Com a inovação de apresentar o Espetáculo da Paixão de Cristo na espaçosa e exuberante Margem Esquerda, Bené Fernandes, espera consolidar o calendário cultural de Sobral e atrair para os próximos anos cada vez mais pessoas a exemplo de outras montagens como é o caso de Nova Jerusalém, que atrai multidões de turistas de todo o país. Com este objetivo espera fomentar assim o turismo religioso aqui em Sobral, já marcado pela Procissão de Passos que faz parte do Patrimômio Imaterial de Sobral e do IPHAN.

Por: Bené Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário