Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pacto das Águas.


A Bacia do Acaraú iniciou nesta quarta (15) e encerra hoje (16) o Seminário Regional do Pacto das Águas no Centro de Convenções de Sobral. Com 12 açudes monitorados pela Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), esta bacia conta com oito reservatórios sangrando, com 98,8% da capacidade de todos os açudes perenizados. Contando com a presença do prefeito de Sobral Leônidas Cristino, o evento debateu as principais questões da região com cerca de 120 participantes, incluindo os deputados Professor Teodoro e Sérgio Aguiar, bem como do coordenador do Pacto das Águas, Eudoro Santana.
Leônidas Cristino destacou a importância da atuação do município na preservação dos mananciais, seja na construção de obras, drenagens, aterros sanitários. Sobral, com a iniciativa do ex-prefeito e atual governador Cid Gomes e continuidade na atual gestão, é uma das pioneiras em relação à garantia de Saneamento. “Atualmente temos cerca de 80% da nossa cidade saneada”, disse. Mas Leônidas também desatacou a importância da consciência da população. Para ele, a água é preocupação no mundo inteiro, por isso é louvável a iniciativa da Assembleia em escolher este tema para aprofundamento das discussões.
Alexandre Bessa, representante do Comitê da Bacia ressaltou o nível de debate das oficinas municipais. “É interessante perceber a articulação que vem sendo feita, o Ceará está sendo pioneiro”, disse. Para o deputado Sérgio Aguiar, a participação que está sendo promovida é fundamental. “A elaboração das políticas públicas tem que levar em conta a opinião da sociedade”, afirmou. Já o Professor Teodoro relembrou a relevância da questão hídrica que vem de diversos Governos, tendo em vista que o povo da região semi-árida sempre precisou conviver com a seca. “Agora temos um desafio que é extinguir os carros-pipa, e a tecnologia hoje permite isso”, disse.
Até agora foram realizados quatro seminários regionais, onde serão consolidadas as informações coletadas pelos municípios nos diálogos municipais. Nesses eventos, a questão local é debatida em busca de soluções a fim de se firmarem pactos regionais. O próximo Seminário acontece amanhã (16) e quinta em Tianguá.

Fonte:Uyara B. de Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário