Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2020

A Guerra Híbrida em curso entre China e EUA



China mergulhada em guerra híbrida com os EUA


Precipitação do surto de Covid-19 coloca Pequim e Washington em rota de colisão

By Pepe Escobar

Entre os inumeráveis ​​efeitos geopolíticos do coronavírus, que são impressionantes, um já é graficamente evidente. A China se reposicionou. Pela primeira vez desde o início das reformas de Deng Xiaoping em 1978, Pequim considera abertamente os EUA como uma ameaça, como declarado há um mês pelo ministro das Relações Exteriores Wang Yi na Conferência de Segurança de Munique durante o auge da luta contra o coronavírus.

Pequim está modelando de forma incremental a narrativa de que, desde o início do ataque ao coronovírus, a liderança sabia que estava sob um ataque de guerra híbrido. A terminologia de Xi é uma pista importante. Ele disse, no registro, que isso era guerra. E, como contra-ataque, uma "guerra popular" teve que ser lançada.

Além disso, ele descreveu o vírus como um demônio ou demônio. Xi é um confucionista. Ao contrário de outros pensadores chineses antigos, Confúcio relutava em discutir forças e julgamentos sobrenaturais na vida após a morte. No entanto, no contexto cultural chinês, diabo significa "demônios brancos" ou "demônios estrangeiros": guailo em mandarim, gweilo em cantonês. Este foi o Xi entregando uma declaração poderosa em código.

Quando Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, expressou em um tweet incandescente a possibilidade de que "poderia ser o Exército dos EUA que levou a epidemia a Wuhan" - a primeira explosão nesse sentido a ser de um alto funcionário - Pequim estava enviando um balão de teste indicando que as luvas estavam finalmente fora. Zhao Lijian fez uma conexão direta com os Jogos Militares em Wuhan em outubro de 2019, que incluiu uma delegação de 300 militares dos EUA.

Ele citou diretamente o diretor do CDC dos EUA, Robert Redfield, que, quando perguntado na semana passada se algumas mortes por coronavírus foram descobertas postumamente nos EUA, respondeu que "alguns casos foram realmente diagnosticados dessa maneira nos EUA hoje".

A conclusão explosiva de Zhao é que o Covid-19 já estava em vigor nos EUA antes de ser identificado em Wuhan - devido à incapacidade já documentada dos EUA de testar e verificar as diferenças em relação à gripe.

Acrescentando tudo isso ao fato de que as variações do genoma do coronavírus no Irã e na Itália foram seqüenciadas e foi revelado que elas não pertencem à variedade que infectou Wuhan, a mídia chinesa agora está fazendo perguntas abertamente e estabelecendo uma conexão com o desligamento em agosto do ano passado. do laboratório militar "inseguro" de armas biológicas em Fort Detrick, nos Jogos Militares e na epidemia de Wuhan. Algumas dessas perguntas foram feitas - sem resposta - dentro dos próprios EUA.

Perguntas extras permanecem sobre o opaco Evento 201 em Nova York em 18 de outubro de 2019: um ensaio para uma pandemia mundial causada por um vírus mortal - que passou a ser o coronavírus. Essa magnífica coincidência aconteceu um mês antes do surto em Wuhan.

O evento 201 foi patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates, o Fórum Econômico Mundial (WEF), a CIA, a Bloomberg, a Fundação John Hopkins e a ONU. Os Jogos Militares Mundiais começaram em Wuhan no mesmo dia.

Independentemente de sua origem, que ainda não está estabelecida de maneira conclusiva, tanto quanto os tweets de Trump sobre o "vírus chinês", o Covid-19 já coloca questões imensamente sérias sobre biopolítica (onde está Foucault quando precisamos dele?) E bioterrorismo.

A hipótese de trabalho do coronavírus como uma arma biológica muito poderosa, mas não provocadora do Armagedom, a revela como um veículo perfeito para o controle social generalizado - em escala global.

Cuba sobe como potência biotecnológica

Assim como um Xi totalmente mascarado, visitando a linha de frente de Wuhan na semana passada, foi uma demonstração gráfica para todo o planeta que a China, com imenso sacrifício, está vencendo a "guerra do povo" contra Covid-19, na Rússia, em um movimento de Sun Tzu em Riad. cujo resultado final foi um barril de petróleo muito mais barato, ajudou, para todos os efeitos práticos, a iniciar a inevitável recuperação da economia chinesa. É assim que uma parceria estratégica funciona.

O tabuleiro de xadrez está mudando a uma velocidade vertiginosa. Depois que Pequim identificou o coronavírus como um ataque de armas biológicas, a "guerra do povo" foi lançada com toda a força do estado. Metodicamente. Numa base "o que for preciso". Agora estamos entrando em uma nova etapa, que será usada por Pequim para recalibrar substancialmente a interação com o Ocidente, e sob estruturas muito diferentes quando se trata dos EUA e da UE.

O poder brando é fundamental. Pequim enviou um voo da Air China para a Itália carregando 2.300 grandes caixas cheias de máscaras com o script: "Somos ondas do mesmo mar, folhas da mesma árvore, flores do mesmo jardim". A China também enviou um pesado pacote humanitário ao Irã, a bordo de oito vôos da Mahan Air - uma companhia aérea sob sanções ilegais e unilaterais do governo Trump.

O presidente sérvio Aleksandar Vucic não poderia ter sido mais explícito:

“O único país que pode nos ajudar é a China. Até agora, todos vocês entenderam que a solidariedade europeia não existe. Isso foi um conto de fadas no papel.

Sob duras sanções e demonizada desde sempre, Cuba ainda é capaz de realizar avanços - mesmo em biotecnologia. O anti-viral Heberon - ou interferão alfa 2b - uma terapêutica, não uma vacina, tem sido utilizado com grande sucesso no tratamento de coronavírus. Uma joint venture na China está produzindo uma versão inalável e pelo menos 15 nações já estão interessadas em importar o produto terapêutico.

Agora compare tudo isso com o governo Trump que oferece US $ 1 bilhão para caçar cientistas alemães que trabalham na empresa de biotecnologia Curevac, com sede na Turíngia, em uma vacina experimental contra o Covid-19, para tê-la como uma vacina "apenas para os Estados Unidos".

Psy-op de engenharia social?

Sandro Mezzadra, coautor de Brett Neilson, da seminal The Politics of Operations: Excavating Contemporary Capitalism, já está tentando conceituar onde estamos agora em termos de combate ao Covid-19.

Estamos diante de uma escolha entre uma vertente malthusiana - inspirada no darwinismo social - “liderada pelo eixo Johnson-Trump-Bolsonaro” e, por outro lado, uma vertente que aponta para a “requalificação da saúde pública como ferramenta fundamental”, exemplificada pela China, Coréia do Sul e Itália. Existem lições importantes a serem aprendidas na Coréia do Sul, Taiwan e Cingapura.

A forte opção, observa Mezzadra, é entre uma "seleção natural da população", com milhares de mortos, e "defender a sociedade", empregando "graus variáveis ​​de autoritarismo e controle social". É fácil imaginar quem pode se beneficiar dessa reengenharia social, um remix do século XXI de The Masque of the Red Death, de Poe.

Em meio a tanta desgraça e tristeza, conte com a Itália para nos oferecer tons de luz no estilo Tiepolo. A Itália escolheu a opção Wuhan, com consequências imensamente graves para sua economia já frágil. Os italianos em quarentena reagiram notavelmente cantando em suas varandas: um verdadeiro ato de revolta metafísica.

Sem mencionar a justiça poética da atual St. Corona (“coroa” em latim) sendo enterrada na cidade de Anzu desde o século IX. St. Corona era um cristão morto sob Marcus Aurelius em 165 DC, e tem sido por séculos um dos santos padroeiros das pandemias.

Nem mesmo trilhões de dólares chovendo do céu por um ato de misericórdia divina do Fed foram capazes de curar o Covid-19. Os "líderes" do G-7 tiveram que recorrer a uma videoconferência para perceber como eles não têm noção - mesmo quando a luta da China contra o coronavírus deu ao Ocidente um avanço de várias semanas.

O Dr. Zhang Wenhong, com sede em Xangai, um dos maiores especialistas em doenças infecciosas da China, cujas análises já foram feitas até agora, agora diz que a China emergiu dos dias mais sombrios da "guerra do povo" contra o Covid-19. Mas ele não acha que isso vai acabar no verão. Agora extrapole o que ele está dizendo para o mundo ocidental.

Ainda não é primavera, e já sabemos que é preciso um vírus para destruir sem piedade a Deusa do Mercado. Na sexta-feira passada, o Goldman Sachs disse a nada menos que 1.500 empresas que não havia risco sistêmico. Isso foi falso.

Fontes bancárias de Nova York me disseram a verdade: o risco sistêmico se tornou muito mais grave em 2020 do que em 1979, 1987 ou 2008, devido ao enorme risco de que o mercado de derivativos de US $ 1,5 bilhão entrasse em colapso.

Como disseram as fontes, a história nunca havia visto nada parecido com a intervenção do Fed por meio de sua eliminação pouco compreendida das exigências de reservas bancárias comerciais, desencadeando uma potencial expansão ilimitada de crédito para impedir uma implosão derivada decorrente de um colapso total de mercadorias e bolsas de valores. ações em todo o mundo.

Aqueles banqueiros pensaram que funcionaria, mas como sabemos agora, todo o som e fúria não significavam nada. O fantasma de uma implosão derivada - neste caso não causado pela possibilidade anterior, o fechamento do Estreito de Ormuz - permanece.

Ainda estamos apenas começando a entender as consequências do Covid-19 para o futuro do turbo-capitalismo neoliberal. O certo é que toda a economia global foi atingida por um disjuntor insidioso, literalmente invisível. Isso pode ser apenas uma "coincidência". Ou isso pode ser, como alguns estão argumentando corajosamente, parte de uma psy-op maciça possível, criando o ambiente geopolítico e de engenharia social perfeito para o domínio de todo o espectro.

Além disso, ao longo do caminho árduo da estrada, com imenso sacrifício humano e econômico, com ou sem a reinicialização do sistema mundial, permanece uma pergunta mais premente: as elites imperiais ainda escolherão manter o híbrido de domínio de espectro completo guerra contra a China?

*

Nota aos leitores: clique nos botões de compartilhamento acima ou abaixo. Encaminhe este artigo para suas listas de email. Crosspost em seu blog, fóruns na Internet. etc.

Este artigo foi publicado originalmente no Asia Times.

Pepe Escobar é colaborador frequente Global Research.

A imagem em destaque é do Asia Times.

Fonte: https://undhorizontenews2.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário