Páginas

quinta-feira, 19 de março de 2020

China exige retratação do Itamaraty e de Eduardo Bolsonaro por ataque estúpido contra o país


Em plena crise do coronavírus, o filho de Jair Bolsonaro agrediu o país que mais compra produtos brasileiros e mais investe no Brasil, talvez por sua fanática submissão aos interesses de Donald Trump

19 de março de 2020, 05:08 h Atualizado em 19 de março de 2020, 07:33


Trump, Eduardo e Jair Bolsonaro Trump, Eduardo e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

BRASÍLIA (Reuters) - Em meio à crise provocada pela epidemia de coronavírus, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, abriu mais uma frente de batalha para o governo, desta vez com a China, maior parceiro comercial brasileiro, ao acusar o governo chinês de ser o responsável pela pandemia ao esconder informações.

PUBLICIDADE

Eduardo, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e chegou a ser indicado pelo pai para ser embaixador dos Estados Unidos na Câmara, retuitou um grupo de tuítes que apontava a responsabilidade do governo chinês na expansão da epidemia, e comentou:

“Mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor, tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução.”

A resposta da embaixada chinesa foi imediata e dura. Em sua conta pessoal, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, afirmou que Eduardo é uma “pessoa sem visão internacional nem senso comum, sem conhecer a China e o mundo”. “Aconselhamos que não corra para ser o porta-voz dos EUA no Brasil ou vai tropeçar feio”, escreveu o embaixador.

Wanming marcou em seus posts a Câmara dos Deputados, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Em um segundo texto, exige que Eduardo “retire imediatamente” suas palavras e peça desculpas ao povo chinês, além de avisar que irá protestar junto ao Itamaraty.

“Além disso, vão ferir a relação amistosa China-Brasil. Precisa assumir todas as suas consequências”, completou o embaixador chinês.

Já no seu Twitter oficial, a embaixada chinesa diz que as palavras do deputado são irresponsáveis e uma imitação de “seus queridos amigos”. “Ao voltar de Miami contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizade entre nossos povos.”

Procurado pela Reuters, Eduardo Bolsonaro não pode ser contatado de imediato. O Itamaraty não se manifestou.

Leonardo Attuch

@AttuchLeonardo

A China, país que mais importa do Brasil e que mais investe no Brasil, diz que Eduardo Bolsonaro contamina a amizade entre os dois países. O Brasil é o único país do mundo que enfrenta a pandemia com um desgoverno que atenta contra os interesses nacionais #ForaBolsonaros https://twitter.com/embaixadachina/status/1240443671767650304 …

Embaixada da China no Brasil

@EmbaixadaChina

@BolsonaroSP As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos.

1.690

22:27 - 18 de mar de 2020

Fonte: https://www.brasil247.com/economia/china-exige-retratacao-do-itamaraty-e-de-eduardo-bolsonaro-por-ataque-estupido-contra-o-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário