Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIARIA DO CEARÁ CHEGA AO MUNICÍPIO DE CRUZ

 

image

Cruz. Terça feira, 18, aconteceu no Auditório da Câmara Municipal de Cruz, uma Audiência Pública para apresentação do projeto de cadastramento georeferenciado de imóveis rurais e regularização fundiária no Estado do Ceará.DSCF2402

Dr. Ricardo do IDACE

clip_image002

Dr. Alexandre do INCRA

O evento contou com a presença de vários proprietários e posseiros do Município de Cruz, que lotaram o plenário da Câmara Municipal, além de várias autoridades políticas, Vereadores, Secretários Municipais, lideranças comunitárias e representantes da mídia dentre eles, Dr. Lima da Rádio FM 6 de Abril, Jacinto Pereira do Jornal a Folha e Rádio Pioneira e Abelardo Martins da Rádio Difusora Vale do Acaraú.

clip_image004

Jacinto Pereira e Raimundo Cecilia Técnico da TOPODATUM, clip_image006Abelardo Martins e o Sec. M. Ambiente

DSCF2395

A audiência foi transmitida por uma cadeia de emissoras locais e de municípios vizinhos.

O Doutor Ricardo do IDACE fez uma exposição sobre o processo de regularização fundiária que estava sendo realizado em todo o Estado do Ceará e que, agora, estava sendo implanto no Município de Cruz. O técnico da empresa TOPODATUM também apresentou sua metodologia de trabalho e o fardamento dos funcionários da empresa. Outras reuniões poderão acontecer em comunidades rurais para maiores esclarecimentos.

clip_image008

O cadastramento georeferenciado de imóveis rurais consiste na caracterização da malha fundiária através da identificação, medição, levantamento de dados de todas as propriedades rurais do Município de Cruz. Este processo vai gerar um banco de dados gráficos e outro literal.

Em todas as propriedades rurais do município serão realizados serviços de Georeferencimento e topográfico que culminará com emissão do Título de Domínio de Propriedade que será entregue simultaneamente a todos os proprietários do Município de Cruz com a presença do Governador do Ceará.

clip_image010

Visita ao Sec. de Agricultura Carlão (esquerda)

Todo o trabalho será feito gratuitamente sem nenhum ônus para os proprietários.

O Município de Cruz está incluindo no lote 2 com uma área de 33.153,00 hectares, contendo 1.099 imóveis para cadastramento e 659 posses a serem tituladas.

A empresa responsável pelo Georreferenciamento e topografia é a TOPODATUM.

Os proprietários e posseiros deverão apresentar documentos que comprovem a posse da terra e indicar os limites de sua propriedade.

Este trabalho tem previsão de 15 meses para conclusão e será executado por uma empresa que foi contratada e irá atuar apenas na Zona Rural. Também, tem como limite máximo propriedades com até 200ha.

clip_image012

Prefeito de Cruz – Adauto - PT

O Prefeito Adauto participou da audiência fazendo a abertura e saudando a todos os presentes.

Após os paneis de exposições, houve um amplo debate, onde muitos questionamentos foram feitos e muitas dúvidas foram desfeitas.

O Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz Dr. Lima chama a atenção de todos os proprietários para que acompanhem e colaborem com este trabalho para que todos sejam beneficiados, pois, esta é uma oportunidade em que todos serão comtemplados com o título de propriedade, gratuitamente, e com isto, passando a ter acesso ao crédito dos programas de Agricultura Familiar do Governo Federal.

É mais um trabalho realizado no Município de Cruz com o apoio do Prefeito Adauto que trará grandes benefícios para a população rural de Cruz.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário