Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

"Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos

Em 08/02/2014 ocorreu o curso de "Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos", com o objetivo de capacitar os manipuladores de alimentos das escolas municipais de Forquilha-CE.

Ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do município de Forquilha-CE o curso de “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos”, ministrado pela nutricionista Luzinete Timbó Sancho, no intuito de capacitar os manipuladores de alimentos das escolas municipais de Forquilha-CE a preparar e armazenar os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, oferecendo alimentos saudáveis aos escolares. Por meio da adequação do processamento e manipulação dos alimentos baseado na legislação da portaria 326/97, RDC 275/02 e RDC 216/04 que regulamenta às condições higiênicos sanitárias necessárias para prevenir as DTA (doenças transmitidas por alimentos), reduzindo e eliminando os riscos a saúde dos estudantes, decorrentes do processo produtivo.

Segundo a nutricionista Luzinete Timbó Sancho, a alimentação escolar possui objetivos muito importantes como atender as necessidades nutricionais dos escolares durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Portanto é de fundamental relevância que esses alimentos atendam as condições higiênicos sanitárias para oferecer uma alimentação escolar segura. O curso irá proporcionar aos manipuladores conhecimentos teórico-práticos essenciais para capacitá-los ao desenvolvimento de competências relativas á execução e controle dos processos de manipulação e acondicionamento de alimentos de acordo com normas e legislações sanitárias. Dessa forma ponderando, que a qualidade higiênico sanitária na manipulação e no acondicionamento dos alimentos possui estreita relação com a sua segurança no momento do consumo, torna-se fundamental capacitar estes profissionais para a produção desses alimentos.

 

    Prof. Amaury Gomes da Silva 

Secretário da Educação de Forquilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário