Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fórum parlamentar dos países do G20 deve ser realizado no Brasil

vaccarezzaGTreforma

Deputados e senadores do grupo de trabalho que organiza o 5º Fórum de Consulta de Presidentes de Parlamento do G20 se reuniu pela primeira vez, nesta terça-feira (18), para decidir a data e o tema do evento, que vai ocorrer em Brasília.

O Grupo dos 20 (ou G20) é formado pelos países que representam individualmente as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Os membros do G20, somados, respondem por cerca de 85% do PIB global, mais de 75% do comércio mundial e dois terços da população do mundo.

Comandado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) e pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), o grupo de trabalho pretende realizar o fórum nos dias 6, 7 e 8 de agosto para debater temas como geração de emprego e previdência internacional, combate à corrupção e mídias sociais.

Na reunião de hoje, os parlamentares decidiram formular um documento para os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que precisam aprovar as sugestões do grupo. O tema central proposto foi "Por uma diplomacia parlamentar ativa: o papel do legislativo e sua articulação internacional".

De acordo com Vaccarezza, os custos do evento serão mínimos, já que cada país vai arcar com as despesas das delegações. O deputado destacou o tema da previdência internacional como um dos temas mais importantes, já que há empresas brasileiras no mundo inteiro e há trabalhadores estrangeiros no Brasil que ainda não têm uma solução internacional para a questão previdenciária.

O Fórum do G20 Parlamentar já foi realizado no Canadá, na Coreia do Sul, na Arábia Saudita e no México.

Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário