Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Começa mobilização por campus avançado da UFC no Pecém

 

O deputado federal José Airton (PT) e o prefeito de São Gonçalo, Cláudio Pinho (PSB), se reuniram para discutir estratégias em defesa da ideia.

Por: Marcela de Freitas

O deputado federal José Airton Cirilo (PT) e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho (PSB), se reuniram, pela primeira vez, em Fortaleza, para discutir estratégias de fortalecimento de luta em defesa da implantação de um Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

A ideia do Campus universitário foi lançada pelo Jornal Grande Porto e incorporada pelo deputado José Airton. O parlamentar petista apresentou o pedido junto ao Ministério da Educação (MEC) para estudar a proposta de viabilização da presença da UFC na área econômica que mais se desenvolve no Ceará.

A conversa entre José Airton e Cláudio Pinho abre a série de articulações que terá a mobilização dos prefeitos das Regiões do Vale do Curu e da Região Metropolitana de Fortaleza que recebem influência direta dos investimentos direcionados ao Pecém. A partir desse encontro, começa a ser definida uma agenda de debates com lideranças políticas, comunitárias, estudantis, sindicais e empresariais para discussões sobre a importância de um Campus da UFC no complexo portuário.

Um dos encontros a serem realizados é com o reitor da Universidade Federal do Ceará, professor Jesualdo Farias. “Precisamos fazer estudos técnicos e mobilizar as forças políticas para levar essa estratégia ao Palácio do Planalto”, disse José Airton, ao acrescentar que, com o crescimento populacional, a região do Pecém poderá ganhar um campus universitário.

Conscientes da importância dessa luta envolver todos os segmentos que participam direta e indiretamente da nova fase de desenvolvimento econômico e social do Pecém, José Airton e Cláudio Pinho, ao conversarem com a reportagem do Jornal Grande Porto e do Jornal Alerta Geral (Rede Somzoom Sat), foram enfáticos ao levantar as dificuldades que podem surgir para transformar o sonho do campus universitário em realidade, mas afirmaram que a luta passa a ser de todos e quando a comunidade se engaja para defender os seus interesses os projetos saem do papel.

Estamos cumprindo o papel na interlocução de uma ideia, de um projeto que está nas mãos do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e, que pela projeção econômica, social e populacional que ganham os municípios da área do Pecém, pode se transformar em realidade.

“A presença da universidade em uma comunidade que receberá milhares de novos habitantes é a grande alavancada para um futuro diferente para as novas gerações”, expôs José Airton, ao destacar que, diferente de outras regiões que não tinham tantos investimentos, mas receberam campus universitários avançados, o Pecém nasce e sente a curto prazo a necessidade de uma unidade pública de ensino superior.

http://www.cearaagora.com.br/noticias/educacao/comeca-mobilizacao-por-campus-avancado-da-ufc-no-pecem

Fonte: Jornal Grande Porto

--

Claudia Emília Andrade Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário