Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

PRONUNCIAMENTO PROFERIDO PELO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DEPUTADO JOSÉ LINHARES PONTE, NO PLENÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, NA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 02 DE JULHO DE 2013, POR OCASIÃO DA COMEMORAÇÃO DOS 240 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SOBRAL.

JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, o Município de Sobral, onde nasci, comemora 240 anos no dia 5 de julho. E temos motivos reais para celebrar, Senhoras e Senhores, motivos reconhecidos pela imprensa especializada estrangeira.

Com cerca de 200 mil habitantes, Sobral é a única brasileira entre as dez cidades de seu porte, em todo o continente americano, a ser indicada para receber investimentos estrangeiros. A indicação é da FDI Magazine, respeitada publicação editada pelo grupo britânico Financial Times, destinada a investidores internacionais.

Pela segunda edição consecutiva, a “Princesa do Norte” também está entre as vencedoras do guia American Cities of the Future. Apenas quatro outras cidades brasileiras são citadas pela publicação: Itatiaia,  Joinville, Rio de Janeiro e São Paulo.

As terras de Sobral fazem parte da Depressão Sertaneja, e a planície aluvial do rio Acaraú, que hoje corta a cidade ao meio, sempre foi a passagem natural para os produtos da Serra da Meruoca e da Serra Grande para o resto do Ceará e para o Piauí. Em 1726, havia, onde hoje é Sobral, uma fazenda; trinta anos depois, em 1756, surgiu a Igreja matriz e um povoado, chamado de Caiçara. O Distrito de Sobral foi criado no ano seguinte; em 1773, há 240 anos, o povoado foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Vila Distinta e Real de Sobral.  

Naquela segunda metade do século XVIII, a produção do charque era fonte do dinamismo econômico, e o desenvolvimento de Sobral chegou a superar o de Fortaleza, firmando a cidade, desde aquela época, como uma das mais importantes do Estado.

Em 1841, Sobral tornou-se município. Já nasceu como uma capital regional, a maior  economia do interior do Ceará, e uma das maiores do interior nordestino. O projeto da Estrada de Ferro de Sobral concretizou-se em 1882, ligando o interior do Nordeste ao porto de Camocim, criando um  escoadouro para os produtos do interior.  No século XX, o algodão desponta como produto importante, e a industrialização chega a Sobral sob a forma de uma usina de beneficiamento daquela fibra e uma tecelagem.

A cidade  exerce, há séculos, forte influência sobre as cidades vizinhas, sendo um importante centro de compras e serviços de vastas áreas do Nordeste. Segundo o IBGE, é uma das 70 “capitais regionais” do Brasil, influenciando diretamente 36 outros municípios, no Ceará e no Piauí, no interior e no litoral.

Sobral foi um dos centros abolicionistas do Ceará, e o local onde a Teoria da Relatividade de Einstein foi comprovada pela primeira vez. Uma equipe inglesa lá esteve em 1919, por ocasião de um eclipse solar que permitiu verificar que a presença do sol desviava a luz das estrelas, conforme previsto pela teoria do cientista alemão.

Poderíamos apresentar outras curiosidades sobre Sobral, como por exemplo o fato de ser o município brasileiro que mais registra tremores de terra. Ou o fato de a área urbana de Sobral, onde moram 90% dos habitantes do município, ter sido tombada como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1999.

Mas quero me concentrar no que realmente importa, e que garante, desde já, o destaque de Sobral na imprensa especializada em investimentos: a excelência de seus indicadores educacionais.

Sobral tem uma taxa de alfabetização de 94,90%, uma das mais altas não só do Nordeste, mas de todo o Brasil. Em 2011, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município era de 7,3 - o melhor do Ceará e da região Nordeste, superando a média proposta pelo Ministério da Educação para 2021, que é de 6,1.  No Brasil, a média atual é 5.

Das 47 escolas da rede municipal de ensino, 35 foram avaliadas pelo Ideb. Destas, 34 figuram entre as 100 melhores da região Nordeste, e 9 delas estão também entre as 100 melhores do País.

Senhoras e Senhores: a educação pública fundamental de minha cidade já tem um padrão educacional comparável ao padrão de países desenvolvidos. E essa educação básica de alta qualidade tem continuidade, no ensino superior, em instituições como a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), dois centros de ensino tecnológico, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), além das faculdades particulares. São no total mais de 50 faculdades que fazem de Sobral o maior polo universitário do interior cearense.

A excelência da educação pública básica certamente contribui para Sobral ser uma das 10 melhores cidades de toda a América para receber investimentos, Senhoras e Senhores. Sobral fez a sua parte, e colhe, neste aniversário e nos próximos, os resultados do bom senso, do cuidado com a educação pública. Parabéns, Sobral, por seu aniversário, e pelo exemplo que você dá as cidades brasileiras.

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário