Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Profetas das chuvas preveem inverno rigoroso

Cientistas populares de todo o Estado se reúnem neste município do Sertão Central, amanhã, para divulgar seus prognósticos sobre a quadra invernosa deste ano. O XIV Encontro dos Profetas da Chuva ocorre neste sábado no antigo Clube dos Agrônomos, no entorno do Açude do Cedro. Segundo o presidente do Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, João Soares, são esperados, no mínimo, 30 profetas e dezenas de convidados. Ontem, alguns deles anteciparam, com exclusividade, para o Diário do Nordeste, as suas previsões.

Responsáveis pelo maior número de acertos na última década, Chico Leiteiro, Paulo Costa e Antônio Lima tem praticamente as mesmas previsões para o inverno deste ano. Deve chover muito. No levantamento efetuado pela reportagem, o trio tem percentual de acerto, avaliado o quadro geral no Ceará, superior a 80%. No segundo sábado de janeiro de 2009, Francisco Quintino dos Santos, o Chico Leito, previu diante do público inundações no Estado. Fato que se confirmou em muitos municípios cearense no Interior.

Leiteiro observa as "carregações" do tempo, as plantas, abelhas para fazer seu prognóstico. Diz que, quando os inchuís ou colmeias de marimbondos, também conhecidos como capuxus ou vespas do papel, estão novinhos, no início do ano, é sinal de bom inverno. Associando essas observações ao movimento de outros isentos, do vento, das nuvens e dos astros, tira suas conclusões para o período invernoso a seguir. Ele começou a se familiarizar com esses sinais aos 11 anos de idade e, desde então, foi aumentando sua sensibilidade para os sinais da natureza. (DN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário