Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Feira de Ipu se realizará em clube

Os feirantes que preferirem continuar negociando na feira popular deste município poderão aproveitar uma estrutura melhor do que a existente em anos anteriores. Foram dez meses de reuniões com os representantes da feira. O objetivo era discutir como o município poderia oferecer uma estrutura que se adequasse aos tempos atuais, num espaço onde os vendedores e compradores poderiam contar com uma área mais limpa, iluminação adequada e segurança.

Antes, a feira acontecia na praça principal, a céu aberto, o que acarretava uma série de problemas para a cidade, como acúmulo de lixo, alteração no trânsito nas vias próximas e problemas com a saúde pública.

O espaço disponibilizado no momento é do Grêmio Recreativo Ipuense, que conta com 18 sanitários, dois banheiros e estacionamento com capacidade, segundo os organizadores, para 100 ônibus. "Em acordo, o prefeito Sávio Pontes liberou por cinco semanas a realização da feira sem a cobrança de tributos ou encargos, o que acabou agradando a maioria dos feirantes", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Antônio Jerônimo.

O novo local passou por uma reforma para se adequar às exigências feitas pelos feirantes, como drenagem e pavimentação dentro e fora do clube, praça de alimentação e espaço para montagem de 1.100 barracas.

Mas a decisão não agradou a todos. Um grupo formado por cerca de 100 feirantes decidiu montar suas barracas na cidade vizinha, em Varjota. Segundo o presidente da Associação dos Feirantes de Aprazível, que organiza a feira em Ipu, Francisco Neto, esses feirantes temem em ter que enfrentar prejuízo pelo local ser um ambiente fechado. "A decisão de se transferir para Varjota é pelo fato do clube ser totalmente fechado, o que poderá dificultar a circulação de pessoas. Além disso, alguns reclamaram da falta de estrutura das vias de acesso", disse.

Para o secretário, não haverá dificuldade, pois o local tem cinco portões de acesso. Sobre isso, assegura que a Prefeitura já se prontificou em pavimentar as vias de acesso ao clube. A Prefeitura promete como incentivo a realização de um desfile de confecção com produtos da feira livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário