Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Em Sobral - Parque de exposição está em construção

Com o valor estimado em R$ 19 milhões, se encontra em fase de execução as obras de construção do Parque de Exposição da zona norte, neste município. De acordo com informações do edital, publicado em outubro do ano passado, as obras terão o prazo de 12 meses para conclusão.

Os serviços serão acompanhados por técnicos do Departamento de Edificações e Rodovias (DER). "A obra praticamente está se iniciando. Nesta etapa, o trabalho é de terraplanagem e pavimentação", disse o gerente regional do 7º Distrito Operacional do Departamento, José Ilo Santiago.

O Parque, que está sendo considerado o maior do Nordeste, virá em substituição ao antigo Parque de Exposição Deputado Francisco de Almeida Monte, também conhecido como Saic, que durante 48 anos abrigou a Exponorte. Este local será destruído para dar lugar ao Hospital Regional de Sobral. A área escolhida para o novo parque abrange a Fazenda Uruguai Clube de Campo e está localizado na estrada que dá acesso à cidade de Massapê e deverá ocupar uma área de 29 hectares.

O novo empreendimento contará com centro de eventos, guaritas, pesque pague, pavimentação externa, área para vaquejada, consultório, centro de apoio, currais e, também, fazendinha. "A execução da obra deverá ser feita num prazo de 300 dias", afirma Ilo.

A ideia era construir também na região do Cariri, mais precisamente na cidade do Crato, um novo Parque de Exposições. O atual parque está localizado no Centro da cidade.

Cariri

O intuito era projetar um parque próprio para a realização da Exposição Agropecuária daquele município, que se constitui, segundo a própria Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), no maior acontecimento do setor na região. Com a construção do novo parque, a estrutura do local atual seria incorporada ao patrimônio da Universidade Regional do Cariri (Urca), que já ocupa parte de suas instalações na cidade. Mas os cratenses recusaram a proposta.

Propostas

Ao todo, 28 construtoras lançaram sua proposta na Central de Licitações do Estado do Ceará, para obras do Parque de Exposições da zona norte, cujo o valor inicial estimado da obra era de R$ 25,6 milhões.

Na primeira fase da concorrência pública, tipo menor preço, os documentos de habilitação foram encaminhados para a SDA, onde passaram por análise de qualificação técnica, análise dos outros quesitos discriminados no edital, como qualificação jurídica, técnica, econômico-financeira, fiscal e trabalhista. A Paconol Pavimentadora e Construtora do Nordeste LTDA apresentou a melhor a proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário