Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mostra Estrelas do Norte reúne obras de 37 artistas em Sobral

Os moradores da Região Norte do Ceará tem a oportunidade de conferir a retrospectiva de trabalhos de 37 artistas da região na mostra “Estrelas do Norte”, em cartaz na Casa da Cultura de Sobral (Avenida Dom José, 881, Centro – Sobral). A mostra do Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento vinculado a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), fica em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2010. A visitação pode ser feita de terça-feira à domingo, pela manhã (8h às 12h) ou a tarde (14h às 21h). A exposição inaugurou no dia 17 de dezembro de 2009.

A exposição coletiva tem curadoria de Dodora Guimarães e se centra na participação de novos artistas, não esquecendo de destacar artistas como Raimundo Cela e Zenon Barreto, ambos nascidos em Sobral, que tem uma grande contribuição à história da arte cearense e brasileira.

Entre os expositores estão pintores e desenhistas com trajetórias também históricas: Cleoman Fontenele, de Viçosa, Tarcísio Félix, de Granja, Audifax Rios, de Santana do Acaraú, e o gravador Francisco de Almeida, de Crateús.

Além disso, a exposição reúne os trabalhos dos Tesouros da Cultura, reconhecidos e titulados pelo Governo do Estado, como mestre Joviniano e as ceramistas dona Branca, de Ipu, e dona Francisca, de Viçosa. Em homenagem a seus fazeres outras contribuições da tradição do barro e do talhe na madeira estão incluídas na Mostra as peças miniaturizadas de barro e ex-votos em madeira.(Jangadeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário