A pista da BR-222 foi recuperada em toda a sua extensão no trecho entre Sobral e Tianguá até a divisa com o Piauí. A sinalização horizontal também passa por reforma. Mas a sinalização vertical feita por placas continua sendo pichada por vândalos. O trecho em que aparecem com mais frequência é na subida da Serra da Ibiapaba, longo caminho em declive que corresponde a 10km de extensão, considerado um dos trechos mais perigosos de trafegar na zona norte do Estado.
São placas de regulamentação que trazem informações como "velocidade máxima permitida", "proibido mudar de faixa" ou "proibido ultrapassar". Também existem placas de advertência, que indicam "curva acentuada", "pista sinuosa" ou "estreitamento de pista"; bem como placas de indicação, com informações como "sentido para saídas" ou, ainda, "sinal de posicionamento de localidades".
Ação acontece à noite
Apesar da fiscalização feita diuturnamente por policiais rodoviários federais, com postos fixos em Sobral e Tianguá, acredita-se que a ação ocorre principalmente à noite, em horário de pouco movimento na rodovia. "Além das pichações outro fator que tem prejudicado a sinalização da rodovia são os constantes roubo das placas", disse o engenheiro e supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes (Dnit), no município de Sobral, Francisco Jânio Martins.
Segundo Martins, outra alternativa encontrada pelo órgão para a rodovia continuar sinalizada numa forma de tentar amenizar o alto índice de acidentes registrado na localidade foi a colocação de tachas refletivas biodirecionais (pequenos balizadores fixados no asfalto), tanto no eixo central como nas bordas da estrada.
Chapa de forno
O engenheiro do Dnit reforça a informação de que, muitos vândalos arrancam as placas para utilizarem como chapa de forno ou fogareiro para churrasco. "Quando não conseguem arrancar, chutam, amassam, cortam com serrote, picham, o interesse é danificar, na maldade mesmo. Não têm consciência de que aquele equipamento está no local para evitar acidentes em trechos críticos, orientar o motorista no período da noite e preservar a vida de pessoas inocentes, inclusive a do próprio vândalo. É uma tristeza ver as placas daquela maneira", disse, acrescentando que o custo de um desses equipamentos de segurança é algo em torno de R$ 500,00 e, muitas vezes, eles não duram nem 72 horas.
A Serra da Ibiapaba fica em torno de 820m de altitude, com cerca de 10km de rodovia, toda em aclive. No percurso de tráfego há curvas horizontais para direita e para esquerda, ziguezagueando, com faixas indicando proibição para ultrapassagem.
A pista de rolamento da BR-222 recebeu recentemente um recapeamento asfáltico neste trecho, e passa agora por uma segunda etapa, a pintura da sinalização horizontal. Devem ser implantadas proteções metálicas, principalmente nas curvas e partes altas dos aterros, para evitar que o carro desça a ribanceira em caso de acidente. Para as leis brasileiras, danificar sinalização de trânsito é considerado vandalismo, caracterizado como crime ambiental, nos termos do Art. 65, da Lei 9.605/98, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.
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