Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Obras do Metrô de Sobral começam neste primeiro semestre

A ordem de serviço para a elaboração dos projetos executivos e o trabalho de supervisão das obras do Metrô de Sobral já foi assinada e a empresa MWH Brasil Engenharia e Projetos, vencedora da licitação, já iniciou os trabalhos de elaboração dos projetos que precedem o início das obras civis. O metrô deste município terá 11 quilômetros de extensão e vai operar dentro do perímetro urbano do município atendendo seus bairros mais populosos, como o Centro. A previsão é de que o metrô comece a operar em 2011.

As obras deverão ter início ainda neste primeiro semestre.Serão coordenadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). Está previsto investimento total de R$ 54 milhões, incluindo projeto executivo, via permanente, obras civis e também material rodante.

O Metrô de Sobral, que será instalado dentro do perímetro urbano do município, terá duas linhas principais: a primeira, chamada de Linha Sul, com extensão de sete quilômetros, vai ser de utilização mista, pois vai aproveitar a linha de cargas que já existe. "A informação que o município deve saber neste momento é a de que os veículos que estarão operando já estão sendo licitados, bem como o projeto da primeira etapa, no que se refere à melhoria do sistema já existente", disse o prefeito Leônidas Cristino.

O trecho ao qual se refere o prefeito, que deverá receber melhorias, vai ligar os bairros Sinhá Sabóia e Cohab II (no sudeste da cidade) ao bairro Sumaré (no sudoeste da cidade) passando pela periferia do Centro e por outros bairros populosos. Serão sete estações numa extensão de sete quilômetros.

"A segunda, chamada de Linha Norte, ainda a ser construída, terá extensão de quatro quilômetros e vai atender o lado norte do município, que possui o bairro mais populoso de Sobral, Dr. José Euclides, e onde será construído o Hospital Regional Zona Norte", disse Leônidas, acrescentando que o projeto prevê a construção de quatro estações. Ao todo, o Metrô de Sobral terá aproximadamente 11 quilômetros de extensão e será composto por cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs), cada um com dois carros, com previsão de operação para 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário