Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Detectado foco de raiva em bovinos

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) detectaram casos de raiva animal em bovinos no Sertão Central, mais precisamente na cidade de Banabuiu. Sete garrotes já foram sacrificados. O último deles recebeu dosagem letal de cloreto de potássio na última quarta-feira. Os animais eram criados na Fazenda Jardim, na zona rural de Banabuiú, a 27km da sede deste município. Os bovinos foram contaminados por morcegos herbívoros. Por enquanto, a situação está sob controle, mas o estado é de alerta.

Em conjunto com a coordenadora regional da Adagri, médica veterinária Patrícia Gomes de Matos, os coordenadores das unidades da Agência de Quixeramobim, Quixadá e Canindé trabalham no sentido de manter a doença sob controle. Animais e moradores estão sendo imunizados. A ação deve atingir um raio de 12km, estimado como área de risco. Os rebanhos da região estão sendo monitorados. A qualquer sinal de paralisia e mugido estranho a Adagri deve ser acionada. Segundo a coordenadora regional, os animais foram contaminados porque não haviam sido vacinados contra o vírus rábico. Embora os morcegos encontrados naquela localidade se alimentem de pequenos frutos, a contaminação pode ocorrer através da mordedura. Foi o que aconteceu. O processo também pode incidir por meio do contato fluido corporal. Dessa mesma forma pode passar para outros animais, principalmente cães e humanos. "Como não existe cura, a melhor maneira é prevenir com vacina", alerta a especialista.

No caso dos animais contaminados não existe outra alternativa: sacrifício e incineração. Enterrar o resto das carcaças também é importante. Para evitar a morte de mais animais e riscos para os moradores e vizinhança, a equipe regional da Adagri pretende capturar os transmissores da doença. (DN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário