Páginas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Chuva acompanhada de ventos fortes causa destruição em Sobral

Chuvas e fortes ventanias também foram verificadas neste município. Os ventos derrubaram três árvores, interrompeu o fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da cidade e um campo de futebol ficou completamente alagado. Segundo informações do comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, capitão Roberto Moraes, durante a chuva não foi registrada chamada de socorro a vítimas. "Apesar da chuva forte, não houve incidente", disse Moraes, acrescentando que a situação era de normalidade na manhã de ontem.

As árvores que caíram em decorrência das chuvas estavam localizadas em ruas do Centro. Uma delas, considerada centenária, ocupava o jardim da praça do Terminal Rodoviário da cidade.

Houve registro de pontos de alagamento em alguns locais da cidade. A situação mais crítica foi registrada num campo de futebol, no Bairro Alto da Brasília, que ficou alagado, mas as águas não chegaram a invadir as casas mais próximas.

A Defesa Civil considera a previsão de mais chuvas e ventania no decorrer do dia. Para tanto, recomenda que a população evite locais com tendência a alagamentos, ficando atenta às áreas com risco de deslizamentos. O órgão também pede que a população evite trafegar por lugares que ofereçam pouca proteção contra raios e ventos fortes.

Sobral foi, no ano passado, um dos municípios que mais sofreu com as chuvas. O nível do Rio Acaraú que corta a cidade, chegou a atingir uma altura de sete metros, inundando casas e deixando comunidades totalmente isoladas.

Verba federal

O Ministério da Integração Nacional já liberou a verba destinada a construção, recuperação de casas e de passagem molhada e estradas. Está disponível para atendimento às vítimas das enchentes do ano passado cerca de R$ 4,2 milhões.

A maioria dessas famílias a ser beneficiada reside na zona rural do município. Moradores dos distritos de Jaibaras, Bonfim, Aracatiaçu fazem parte da lista e aguardam o processo licitatório para receber as novas moradias. A coordenação da Defesa Civil informou que as moradias que tenham sido construídas serão demolidas e erguidas outras, bem distante do local em que ficaram inundadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário