Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Morte em Morrinhos pode ser 1º caso de 2010

A morte de uma criança de um ano e nove meses pode ser a primeira por Leishmaniose Visceral (doença conhecida como calazar) de 2010, no Ceará. O caso foi registrado na localidade de Caninana, zona rural de Morrinhos, distante 203 quilômetros de Fortaleza. Segundo a agricultora Maria das Dores, mãe da criança, o menino passou por um tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, em dezembro último, onde foi diagnosticado com calazar.

Ele permaneceu internado por 11 dias e recebeu alta em 24 último. "Trouxe meu filho para continuar tomando remédio em casa, mas, no dia 31, ele voltou a ter febre alta e a vomitar bastante. Levamos às pressas para o hospital de Morrinhos, de onde ele foi mandado de volta para a Santa Casa", disse a mãe.

O pai, José Domingos Patrício, contou que a esposa levou o filho para casa sete dias depois. Na manhã seguinte, contudo, ele reapresentou os sintomas. "Carreguei o menino de bicicleta até o hospital da cidade. Chegando lá, eles decidiram levá-lo novamente para Sobral, onde morreu quando era atendido", lembrou José Domingos.

De acordo com o secretário de Saúde de Morrinhos, Antonio Helder Arcanjo, o município deu toda a atenção necessária no tratamento e no atendimento à criança, e não acredita que ela tenha morrido por calazar. "O médico que deu a alta já havia diagnosticado que o menino estava curado".

O atestado de óbito não está mais em poder da família da criança e nem foi encontrado na Secretaria de Saúde de Morrinhos. Os pais afirmam que o documento foi entregue a um advogado, que se comprometeu a apurar o caso. Conforme o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Manoel Fonseca, técnicos do órgão serão enviados ao município, ainda esta semana, para avaliar a situação.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber, porque a Prefeitura de Morrinhos esta com a bolsa escolar dos alunos do Ifet atrasada ja a 3 meses, e todas as vezes que alguem entra em contato com os responsaveis, nao tem previsão, mas o IPTU desse ano esta pago e caro tem casas que estão em fase de construção sem nem se quer tem gente morando dentro e o IPTU ja esta sendo cobrado por area construida!
    Nos elegemos nossos representantes e cade as promessas de campanha, ninguem e obrigado a prometer nada mas a cumprir sim!
    De certo nao vao mais precisar do nosso voto ne!

    ResponderExcluir