Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fundação Raimundo Fagner apresenta recital de música barroca em Sobral e Viçosa

Um grupo de 42 crianças e adolescentes da Fundação Raimundo Fagner apresentará no dia 5 de fevereiro, às 18:30 horas, na Igreja da Sé, em Sobral, e no dia 6, às 18 horas, na Igreja Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa do Ceará, o Recital “Os Jesuítas e sua Música para a Catequese”, resultado do Prêmio de Apoio a Pequenos Eventos, que a Fundação recebeu do Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva.



O espetáculo é inspirado no repertório musical utilizado pelos Jesuítas durante o processo de catequese na região Norte do Ceará. A pesquisa histórica foi embasada na narrativa de Padre Antônio Vieira sobre a missão “Relação da Ibiapaba”, e as informações sobre o repertório e suas práticas foram colhidas nos estudos musicólogos de Rogério Budasz e Paulo Castagna. A apresentação tem direção artística do músico David Castelo, direção de ensaios por Virgínia Lopes e Ezequiel Moreira, direção de palco de Jones Cabó, som de Mauro Coutinho e adaptação de texto por Luciana Giffoni e Carlos Rangel.



“Os Jesuítas e sua Música para a Catequese” traz 25 crianças no coral, 10 nas flautas, seis nos violões e uma na percussão que, juntas, reconstituirão a história de uma das principais missões jesuíticas no Ceará, a da Serra da Ibiapaba, e irão contar toda a história da chegada dos jesuítas à região, suas missões e realizações. Para o recital, os alunos contam com a orientação de Virgínia Lopes (coral e regência), Ezequiel Moreira e Eduardo Júlio (flautas), Flávio Soares e João Paulo Holanda (violões), e Humberto Correa e Flávio Soares (percussão), todos educadores da Fundação Raimundo Fagner.



O Recital é resultado do trabalho do projeto Aprendendo com Arte, que atende cerca de 370 crianças e adolescentes de Fortaleza e Orós. No projeto, eles participam de grupos de flautas, grupos vocais e grupos de violão que estudam a música do Brasil no século XVII, resultando em uma série de recitais que serão apresentados em 2010 nas cidades citadas, e ainda em Orós e Icó, nos dias 05 e 06 de março, respectivamente.



A Fundação Raimundo Fagner

Contribuindo com o desenvolvimento humano e social das famílias do município de Orós, sua cidade natal, o cantor Raimundo Fagner criou, em 3 de abril de 2000, a Fundação Social Raimundo Fagner, investindo em educação complementar para o desenvolvimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos, vindos de famílias de renda inferior a um salário mínimo, em situação de risco social e matriculadas na rede pública de ensino.



A Fundação Raimundo Fagner desenvolve suas ações através do Projeto Aprendendo com Arte, uma proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética, através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, principalmente na música.



O Projeto Aprendendo com Arte

Oferece a 370 alunos programas que trabalham no incentivo à educação, à leitura, aulas de literatura e informática, capoeira e esporte, atividades orientadas para o desenvolvimento da criatividade e relacionamento grupal, integração de atividades pedagógicas às ações de saúde, ações de cidadania e de fortalecimento das relações familiares.



Nas oficinas de música são desenvolvidas aulas de teoria musical, instrumentos musicais e de história da arte, visando compartilhar este conhecimento para crianças e adolescentes, usando como temas de estudos os seguintes períodos musicais: ‘Momento Histórico: Renascença, Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo’; ‘Desafio: Conhecer o modo como os artistas, na sua época, criavam sua arte’.



Lá eles participam de atividades desenvolvidas nos grupos de flautas, grupos vocais e grupos de violão, grupos de capoeira e percussão. Deles, originaram os espetáculos: Bumba-Meu-Boi, da Fundação; Romeu e Julieta, de William Shakespeare; e o Recital trabalhado neste período, “Os Jesuítas e sua Música para a Catequese”.



Depoimentos

“Aqui na fundação não só eu, mas os meus amigos também têm prazer de estarem participando do projeto. Porque nós aprendemos a ser cidadãos e ser um ser humano melhor” - Ana Heloísa, 14 anos.

“Através da Fundação descobri que tenho o dom de: cantar.” - Ana Claudia, 15 anos.



Repertório

1. Passacalle - Andrea Falconieri (1585/6 – 1656)

2. Um sospiro Dio Maria - Luis de Briceño (século XVII)

3. Mira Nero - José de Anchieta (1534 – 1597) - Arranjo: Virgínia Lopes

4. Mira El Malo - José de Anchieta (1534 - 1597)

5. Batalla - Andrea Falconieri (1585/6 – 1656) - Percussão: Flávio Soares e Diogo Oliveira

6. Qien te visitó, Isabel? - Francisco de Salinas (1577)

7. Venid a suspirar al verde prado - Cancioneiro de Belém (Século XVI) - Adaptação para violões Flávio Soares

8. Venid a suspirar com Jésu amado - José de Anchieta (1534 - 1597) - Adaptação para violões Flávio Soares



• Recital “Os Jesuítas e sua Música para a Catequese”

Alunos da Fundação Raimundo Fagner

Sobral
Data: 05/02 - 18:30 - Igreja da Sé
Viçosa
Data: 06/02 - 18h - Igreja Nossa Senhora da Assunção

Nenhum comentário:

Postar um comentário