Páginas

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino, renunciou ao cargo para que cunhada possa se candidatar

"O prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino de Arruda (PSDB), renunciou ao cargo na última sexta-feira. Em seu lugar, tomou posse o vice-prefeito Francisco Pereira Marques (PSDB). O novo chefe do Executivo foi empossado ainda na noite de sexta-feira, pela Câmara Municipal. Por trás do afastamento estariam as articulações eleitorais no Município.

Embora estivesse no primeiro mandato e ainda pudesse disputar a reeleição, uma nova candidatura de Firmino não estava nos planos do PSDB. A candidata mais cotada para concorrer pela legenda é sua cunhada Silvana Fontenele, esposa do ex-prefeito Evaldo Soares de Sousa, que administrou a cidade em dois mandatos, no período de 1997 a 2004. Principal líder político do Município, Evaldo é presidente do PSDB de Viçosa e concunhado do agora ex-prefeito José Firmino. E está também na lista de possíveis nomes para disputar a Prefeitura, caso sua mulher não concorra.

A legislação eleitoral veda a candidatura, no âmbito municipal, de cônjuge, parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do prefeito ou de quem tiver exercido o cargo nos seis meses que antecedem a eleição. No ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a inelegibilidade atinge também concunhado (ou seja, marido da cunhada). O prefeito renunciou exatamente um dia antes de faltarem seis meses para o pleito - que. Neste ano, o prazo fatal para este tipo de desincompatibilização ocorreu no sábado, 5 de abril. Caso tivesse permanecido no cargo, tanto Evaldo quanto Silvana ficariam impedidos de ser candidatos."

Para ler mais, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário