Páginas

sábado, 5 de abril de 2008

Tucanos criticam implantação de hospitais estaduais em Sobral e Juazeiro do Norte

"Falta planejamento do Governo Cid Gomes na área de saúde. A crítica foi proferida na sessão de ontem da Assembléia Legislativa, e não partiu da oposição, mas de um integrante da base aliada. O “fogo amigo” foi do deputado Cirilo Pimenta (PSDB), que reprovou a escolha de Juazeiro do Norte e Sobral para a implantação de dois hospitais regionais. Ele considera um erro a gestão optar pela construção das unidades, e de 20 policlínicas no Interior. “Vão fazer os diagnósticos e encaminhar os pacientes para morrer em Fortaleza, como tem acontecido”, afirmou.

Segundo o tucano, ao invés de decidir implantar os hospitais regionais nas regiões Norte e do Cariri, Cid deveria ter optado pela construção de uma unidade de grande porte na Capital e outra na região dos sertões (Central ou dos Inhamuns). Pimenta diz que a maioria dos pacientes atendidos no Instituto Doutor José Frota residem em Fortaleza ou são oriundos das regiões citadas por ele, e não das definidas pelo governador. Ele lembra que em Sobral e em Juazeiro do Norte existem hospitais de grande porte.

Para Fernando Hugo (PSDB), que é médico, não está havendo o critério devido na decisão quanto à aplicação dos recursos públicos. “São R$ 2 bilhões despropositados. Vão gastar uma usina de dinheiro em Sobral e Juazeiro, que já têm estrutura hospitalar”, reprovou. “A situação da saúde é caótica em Fortaleza, e no Ceará é trágica”, observou. “Nunca vivemos um caos desse tipo no setor”, completou. O deputado Moésio Loiola reprovou o fato de a Secretaria de Saúde do Estado ter cedido médicos para dar suporte aos profissionais que atuam no combate à dengue no Rio de Janeiro, quando no Ceará a situação é grave.

Tentando neutralizar o deputado Artur Bruno (PT) afirmou perceber ações que demonstram a melhoria na saúde do Estado, mas admitiu que o setor enfrenta vários problemas. “É preciso mais prioridade do que tem sido dada”. O líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), disse que Cid investirá, até 2010, R$ 766 milhões na saúde." (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário