Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

REALIZADA A 2ª CONFERENCIA DOS TERITÓRIOS EM FORTALEZA

 

Cruz. No período de 19, 20 e 21 foi realizada no Auditório do CEU, em Fortaleza, a 2ª Conferencia Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário com a presença dos Delegados dos Treze Territórios Rurais do Ceará.

clip_image002

A abertura contou com a presença de várias autoridades do Estado, dentre elas, Dr. Nelson Martins da SDA, Delegado do MDA no Ceará Dr. Francisco Sombra de Oliveira, Superintendente do Incra Dr. Marcio Dutra, Ademar Lopes, Wilson Gonçalves, Deputado Sergio Aguiar, representante dos quilombolas Izabel Cristina, Comitê das Mulheres Merci Soares de Sousa, Dr. Henrique Paz do AGROPOLO, Antônio José Rodrigues do MST, Luís Carlos Lima da FETRAECE, Dr. José Maria da EMATERCE, Prefeitos e várias outras autoridades e representantes da Sociedade Civil.

clip_image004

Na abertura, houve a apresentação do Coral Banda de Lata Criança Feliz do Assentamento Recreio do Município de Quixeramobim, que cantou várias músicas de seu repertório e também algumas músicas do Rei do Baião Luiz Gonzaga: Sala de Reboco e Asa Branca. O coral é formado por crianças que encontraram na música um meio de levar a mensagem dos adolescentes rurais para a sociedade e também denunciar as mazelas que afligem as famílias rurais dos assentamentos e o seu relacionamento direto com a terra. O grupo já gravou um CD com 10 músicas de ótima qualidade.

Durante os três dias foram debatidos as questões de ordem política, social, econômica, de gênero, saúde, educação, recursos hídricos e minerais, segurança, PRONAF, alimentação e o problema das minorias. Muitas críticas foram feitas as Instituições Públicas, que muitas vezes são omissas e burocráticas.

clip_image006

Várias Moções foram apresentadas abordando temas como repúdio às Cisternas de Plásticos e ao uso indiscriminado dos Agrotóxicos, ampliação da área territorial do Semiárido, com a inclusão de novos municípios, criação de Territórios da Cidadania e várias outras. Todas foram aprovadas.

Foram realizadas Conferencias em treze Territórios com a participação de 22.000 pessoas que apresentaram 517 propostas que foram discutidas, modificas e eliminadas as que não tratavam de matérias de ordem nacional, restando 40 para serem analisadas na 2ª Conferência Nacional do Territórios em Brasília, no mês de outubro próximo, quando Delegados dos 238 Territórios Rurais do Brasil se encontrarão em Brasília.

clip_image008

O Ceará estará mandando 40 Delegados para Brasília, sendo um terço representando o Poder Público e dois terços representando a Sociedade Civil, dentre eles, Índios, quilombolas, pescadores, jovens, idosos, assentados da Reforma Agrária e mulheres.

Cruz terá um representante. Trata-se do Engenheiro Agrônomo Antônio dos Santos de Oliveira Lima, Presidente da Federação das Associações Comunitárias do Município de Cruz – FAC, que irá representar a Sociedade Civil do Território Extremo Oeste.

A disputa por uma vaga de Delegado foi muito acirrada, pois eram muitos Delegados para poucas vagas. Também foram eleitos alguns suplentes que poderão substituir os delegados titulares que eventualmente desistirem.

A 2ª Conferência Nacional dos Territórios tem um grande significado para o campo, por tratar das grandes questões nacionais, além de proporcionar uma oportunidade para debater com a sociedades e trocar experiências entre os participantes das diferentes regiões do Brasil.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário