quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PADRE ZÉ TEM RELATÓRIO APROVADO POR UNANIMIDADE EM FAVOR DAS SANTAS CASAS

image003

Hoje, 21/08, durante a Reunião ordinária da Comissão de Seguridade Social e Família, o Deputado José Linhares teve aprovado por unanimidade o seu parecer ao PROSUS, projeto que cria  m programa de fortalecimento para o setor das Santas Casas e Hospitais filantrópicos e que estava com  urgência constitucional e trancando a pauta do Plenário desde o último dia 9 de agosto.

O Brasil tem hoje 2110 hospitais filantrópicos, responsáveis por 51% das internações no país. Os dados são da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) e foram apresentados na última semana, na Câmara dos Deputados. No encontro, foi discutido o projeto de lei do Executivo que estabelece o refinanciamento em até 15 anos das dívidas tributárias e previdenciárias de entidades filantrópicas da área da saúde e da assistência social.

Segundo o relator: “os valores da tabela de procedimentos do SUS, pela qual são remunerados os serviços de saúde prestados aos seus pacientes, estão, há muito tempo, defasados. Não cobrem sequer o custo real de tais serviços. A situação dos hospitais filantrópicos e instituições assemelhadas não poderia ser outra, pois não há como funcionar com receitas que não cobrem sequer o custo total dos procedimentos”.

Padre Zé destaca ainda que o problema central é que a receita obtida pelas entidades filantrópicas ou sem fins lucrativos pela prestação de serviços ao SUS não é suficiente para pagar sequer os custos destes serviços. Caso as alternativas buscadas para a superação da dificílima situação econômica e financeira daquelas entidades, não solucionarem a defasagem entre o custo dos serviços e o valor pago por eles, elas significarão apenas um paliativo pois a matriz determinante do acúmulo de débitos não será alterada e continuará gerando o passivo que ora se busca resolver.

Agora o projeto seguirá para a Comissão de Finanças e de Constituição e Justiça para apreciação.

Pe. JOSÉ LINHARES

Deputado Federal

Câmara dos Deputados - Anexo IV - Gabinete 860

Brasília - DF - 70160-900

Tel: (61)3215 5860

Fax: (61)3215 5260

dep.joselinhares@camara.leg.br

http://www.facebook.com/padrezelinhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário