sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Começam escavações em busca de pterossauros no CE

 

Pesquisadores esperam encontrar fósseis dos gigante animal na maior escavação paleontológica do Brasil

Lauriberto Braga, do Estadão Conteúdo

China Photos/Getty Imagens

Visitantes olham fósseis de uma espécie de Pterossauro em um museu na China

Visitantes olham fósseis de uma espécie de Pterossauro em um museu na China

Fortaleza - Pesquisadores cearenses esperam encontrar grandes pterossauros em escavações que começam nesta quinta-feira, 22. Trata-se da maior escavação paleontológica do Brasil em busca dos animais gigantes.

Leia Mais

A escavação acontece no Geossítio Parque dos Pterossauros, em Santana do Cariri, na Região do Cariri Cearense. A escavação integra o projeto de pesquisa 'Estudos Sistemáticos e Paleoecológicos da Fauna de Vertebrados das Formações Crato e Romualdo da Bacia do Araripe'.

O coordenador da pesquisa Álamo Feitosa diz que "o trabalho poderá revelar novas surpresas, por meio da nova etapa de escavações. A área tem uma grande incidência de fósseis, principalmente peixes". Estão trabalhando nas escavações dez pesquisadores.

Iniciada há dois anos a pesquisa já foi responsável por achados de destaque no cenário científico internacional, a exemplo de um dos maiores pterossauros já achados no planeta, o 'Tropeognathus mesembrinus'.

O réptil foi apresentado em março deste ano, no Museu Nacional do Rio de Janeiro, por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário