Cruz. Dia 2 de agosto de 1999, foi para o ar, pela primeira vez, o Programa de Rádio Agronomia em Ação – Caminhando com as Comunidades - pela ZYL – 383 - FM Comunitária 6 de Abril, 98,7MHz em Cruz/CE. Uma iniciativa do Pe. Valdery com produção e apresentação minha e colaboração de todos os companheiros da rádio.
Dr. Lima
Este programa tem o objetivo de levar orientação técnica ao homem do campo, dicas para as donas de casa e conselhos para a nossa juventude, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida no campo através da adoção de novas tecnologias adaptadas.
Lúcio Nascimento e Bureta
É um programa semanal, que vai ao ar todas as segundas feiras, das 7h30 às 8h30m. Além do conteúdo agronômico, também se ouve a boa música regional - o autêntico forró nordestino - com a presença musical de Luiz Gonzaga, Marinês, Jackson do Pandeiro, Trio Mossoró, Trio Nordestino, Ary Lobo, Zé Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José e os grandes nomes do repente como, por exemplo, Eliseu Ventania.
Camila Marques
As músicas são selecionadas de acordo com o tema abordado no programa ou relacionadas a fatos do momento ou comemorativos como a seca, a chegada da chuva, a morte de Getúlio Vargas (24/08) e Carmem Miranda (05/08), carnaval ou festas religiosas e juninas.
ZYL 383 - Rádio FM 6 de Abril 98,7MHz
Os assuntos são abordados de acordo com a época, sempre direcionados para as atividades agrícolas que estão sendo desenvolvidas no momento, ensinando a preparar a aterra, plantar, colher e conservar os alimentos.
O manejo dos animais, as técnicas de alimentação, as medidas fitossanitárias, as inovações tecnológicas são orientações levadas ao homem do campo através do rádio.
Diretor Pe. Valdery
O rádio ainda é um importante meio de comunicação para o homem do campo, mesmo com a presença de outros meios alternativos, o rádio está presente na sala de visita, na cozinha, no quintal, na casa de farinha, no barraco do roçado, no carro, no celular, tornando-se um companheiro inseparável mais popular de todos os meios de comunicação.
A Secretária Gracinha e os locutores Ediberto, Calima e Lúcio
Outro motivo que garante uma boa interação com os ouvintes é o fato do rádio fazer chegar às residências notícias locais, acontecimentos do dia a dia, conversa com os ouvintes que fazem perguntas, tiram dúvidas e apresentam sugestões provocando questionamentos.
Ediberto
Também muito importante é a colaboração que recebemos de instituições como a EMBRAPA, com o Programa de Rádio Prosa Rural que apresenta as mais avançadas tecnologias que são repassadas ao homem do campo.
A ONG Catavento Comunicação (Fortaleza) tem sido uma grande parceira nossa com seus programas direcionados para as crianças e adolescentes, do Semiárido Nordestino, que nos rendeu em 2005, o título de Jornalista Amigo da Criança, conferido pela ANDI.
Jornalista da ONG Catavento Amanda Sampaio
Nos seus 14 anos, a serviço do produtor rural, reiteramos o nosso compromisso em fazer desta emissora um instrumento de valorização do homem do campo em defesa da cultura, da fé e dos valores da família, com o seu compromisso de produzir alimentos para combater a fome mundial, pois, há milhões de pessoas em todo o mundo que ainda sobrevivem em condições desumanas sem o direito ao mínimo que lhes assegurem uma alimentação com qualidade e em quantidade suficiente para saciar sua fome.
O homem do capo ocupa lugar de destaque no desenvolvimento da cadeira produtiva mundial, pois, tudo que consumimos na cidade vem da zona rural, seja o alimento que colocamos na nossa mesa, sejam os produtos encontrados nas lojas ou a matéria prima que alimenta as indústrias.
O programa completa 14 anos, mas o nosso homenageado é o homem do campo, pois, é para ele que o fazemos com todo carinho e dedicação.
Aos ouvintes, o meu respeito e aos colegas, o minha gratidão.
Se um dia sofres por omissão, lembra-te que, em algum lugar, alguém poderá está sofrendo o mesmo por tua causa (Dr. Lima).
Dr. Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário