Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Relógio atômico britânico é o mais preciso do mundo, diz estudo

 

DA BBC BRASIL

Uma pesquisa apontou que o relógio atômico do Laboratório de Física Nacional da Grã-Bretanha é o mais preciso do mundo.

Segundo a pesquisa, feita por pesquisadores americanos e britânicos, o relógio CsF2 se atrasa ou se adianta em um segundo a cada 138 milhões de anos.

NPL

Relógio atômico britânico é o mais preciso do mundo, diz estudo

Relógio atômico britânico é o mais preciso do mundo

Essa precisão é o dobro da que se estimava, aponta o estudo, que será publicado na revista científica especializada "Metrologia".

O CsF2 é um relógio de fonte de césio que usa o movimento em forma de fonte dos átomos de césio para determinar a duração de um segundo.

Os átomos são reunidos em maços de cerca de 100 milhões e direcionados através de uma cavidade onde são expostos a ondas eletromagnéticas.

Estas ondas estimulam o átomo para que oscile de forma regular. O Sistema Internacional de Unidades (SI) considera que 9.192.631.770 ciclos de radiação equivalem a um segundo.

FREQUÊNCIA PARDÃO

O Laboratório de Física Nacional britânico é um dos poucos no mundo a prover a chamada frequência padrão para o tempo internacional.

A mediação é feita pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, na sigla em francês), nos arredores de Paris, alimentado por uma rede de mais de 300 relógios em todo o mundo.

Os dados são recebidos via satélite e sua média é calculada pelo BIPM usando os dados de dois laboratórios na França e um nos EUA, Alemanha, Japão e Reino Unido, entre os quais o de Física Nacional britânico.

Eventualmente, um segundo pode ser adicionado ou subtraído para corrigir qualquer discrepância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário