Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Quais são as consequências de uma subida do nível do mar?

 

Quando o nível do mar subir 1 centímetro, 1 metro de terras costeiras desapareceram no oceano. As consequências deste desastre são enormes:

  • A maior parte da população mundial vive junto à costa. No Bangladesh, por exemplo, 17 milhões de pessoas, aproximadamente, vivem numa zona costeira com menos de um metro acima do nível do mar.
  • Inundações importantes representam uma ameaça para os humanos. Um grande número da população mundial corre o risco de morrer e os movimentos destas população fugindo das zonas costeiras inundadas, em particular nos países em vias de desenvolvimento, aumentarão o risco de propagação de doenças. A quantidade e a qualidade da água doce será alterada e a saúde publica será prejudicada.
  • Muitas espécies vivas correm o risco de desaparecer porque não podem adaptar-se muito rapidamente à alteração da salinidade ou à diminuição da superfície coberta de gelo.
  • As regiões costeiras são essenciais na pesca, no comercio, na agricultura e no turismo. As muralhas de proteção contra as inundações instaladas junto à costa protegem estas atividades, economicamente importantes, das oscilações naturais do nível do mar. No entanto, estas proteções podem igualmente conduzir a subida do nível do mar nas zonas costeiras quando impedem o oceano de se expandir ou transbordar nas planícies naturais. Pode-se ter, então, lugar a inundações catastróficas se estas proteções forem destruídas.
Fonte:http://www.atmosphere.mpg.de/enid/ss__Oceanos_e_clima/-_Subida_do_n_vel_do_mar_30a.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário