Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rebeldes controlam totalmente palácio de Kadafi

 

 

Argel, 23 ago (EFE).- Unidades armadas dos rebeldes líbios controlam totalmente o palácio-quartel de Bab Al-Azizia, residência do líder Muammar Kadafi, informaram várias redes de televisão árabes. As fontes ouvidas pelas emissoras indicaram que os rebeldes não encontraram resistência ao entrarem no palácio.

Leia também:
Toda a Líbia estará liberada em 72 horas, diz enviado da ONU
Mais de 30 países reconhecem rebeldes como governo da Líbia
Obama e Sarkozy decidem manter esforço militar na Líbia
Kadafi diz que está em Trípoli e não abandonará o país
Seif al-Islam, filho de Kadafi se torna símbolo da repressão

Centenas de rebeldes lançaram ataque à residência do ditador três dias após entrarem na capital. No telhado do prédio já tremula a bandeira com as cores vermelha, preta e verde usada pelas forças opositoras ao regime de Kadafi desde o começo da rebelião, em fevereiro.

Fumaça surge no complexo de Bab al-Aziziya, nesta terça-feira (23).

Fumaça surge no complexo de Bab al-Aziziya, nesta terça-feira (23).

Veja mais fotos da tomada de Trípoli pelos rebeldes

"Al Jazeera" divulgou imagens onde era possível ver veículos dos rebeldes no interior da fortaleza e outros carros percorrendo a capital Trípoli para anunciar o controle da região.

As brigadas do regime de Kadafi que estavam em Bab el-Azizia depuseram as armas e renderam-se aos insurgentes, por isso que a ocupação transcorreu praticamente sem a menor resistência, explicam as mesmas fontes.

Os rebeldes também anunciaram ter assumido o controle do porto petroleiro de Ras Lanuf, que fica a caminho da cidade natal de Kadhafi, Sirte.

A televisão catariana informa que os habitantes da capital começam a dirigir-se em direção ao local em que os rebeldes reúnem o que classificaram de "a mãe de todas as vitórias", em alusão à tomada do palácio de Kadafi. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário